Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fim do convênio

Prefeitura aguarda Polícia Federal para renovar porte de arma de guardas municipais

Rafael Machado - Grupo Folha
05 out 2020 às 10:52
- Saulo Ohara/Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Londrina espera uma posição da Polícia Federal (PF) para renovar o porte de arma dos guardas municipais. Firmado em 2015, o convênio entre os dois órgãos terminou na terça-feira passada, dia 29 de setembro. O novo acordo, se for concretizado, prevê a parceria pelos próximos cinco anos.


Segundo o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, todos os agentes que foram habilitados nos exames psicológicos estão com o porte vigente. Por questões de segurança, o número total de servidores credenciados não foi revelado. A emissão do porte de arma é de competência da Secretaria de Defesa Social, mas é a PF a responsável pela fiscalização.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Veja também: Belinati anuncia liberação das áreas de lazer e áreas comuns de condomínio a partir desta segunda

Leia mais:

Imagem de destaque
Para vários gostos

Sábado com Luan Pereira, Fernando & Sorocaba e Malifoo na ExpoLondrina

Imagem de destaque
Prestigie.

Via Rural da ExpoLondrina é um espaço educativo e divertido sobre insetos

Imagem de destaque
Galpão na Fazendinha

Com alimentos saudáveis e sem conservantes, agricultores familiares marcam presença na ExpoLondrina

Imagem de destaque
Briga de engravatados

Após ser chamado de ‘incompetente’ na ExpoLondrina, ministro de Lula reage


"Dentro do prazo estabelecido, entregamos todas as documentações. Não sei se vão contestar algum ponto. Enquanto aguardo respostas, não posso emitir nada. Se algum guarda estiver com essa habilitação vencida e precisar renovar, não será possível porque estamos sem o convênio", ponderou Ramos.

Publicidade


A FOLHA apurou que um dos pontos que estão demandando uma análise mais minuciosa da PF é o cumprimento do artigo 13 do Estatuto Geral das Guardas Municipais, instituído pela lei 13.022, de 8 de agosto de 2014. Nessa parte, o regulamento diz que "o funcionamento das guardas será acompanhado por órgãos próprios, permanentes, autônomos e com atribuições de fiscalização, investigação e auditoria".


Desde o dia 3 de julho deste ano, a Corregedoria da Guarda Municipal de Londrina passou a integrar a Corregedoria-Geral do Município, inclusão prevista na lei municipal 13.090/2020. No final do mesmo mês, o prefeito Marcelo Belinati (PP) assinou um ofício ao superintendente da Polícia Federal no Paraná, Omar Gabriel Haj Mussi, dizendo que a junção "visa atribuir maior autonomia ao órgão, bem como sanar a falta de padronização dos procedimentos e decisões." O documento foi obtido pela FOLHA.

Veja o que disse o prefeito Marcelo Belinati sobre a situação lendo a matéria completa na Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade