Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Disputa judicial

Prefeitura de Londrina 'apressa' desembargadora para decidir sobre reabertura do comércio

Luís Fernando Wiltemburg - Grupo Folha
03 mai 2020 às 12:06
- Luís Fernando Wiltemburg/20-4-2020
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Londrina tenta apressar a decisão da desembargadora da 4ª Câmara Cível do TJ (Tribunal de Justiça) do Paraná, Maria Aparecida Blanco de Lima, para retomar a abertura do comércio em Londrina. A PGM (Procuradoria-Geral do Município) protocolou neste sábado (2) pedido de celeridade na decisão.

Também foram protocoladas a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, atendendo parcialmente a pedido da administração municipal, e um descritivo de 18 páginas com todas as ações do Município com comparativo de resultados e indicadores do combate à pandemia em Londrina com outras cidades do Paraná.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A liminar concedida pela desembargadora atende a pedido da 24ª Promotoria de Londrina, que cuida, entre outras atribuições, da saúde pública. A promotora titular, Susana de Lacerda, pediu a suspensão de decretos que liberaram a retomada da atividade da indústria, da construção civil e do comércio no município.

Leia mais:

Imagem de destaque
Antiga Casa da Criança

Apesar de Museu de Artes estar fechado, secretaria inaugura exposições com obras de acervo em Londrina

Imagem de destaque
Câmara Municipal de Londrina

Projeto de lei propõe a desapropriação de imóveis abandonados em Londrina

Imagem de destaque
Durante a abertura da Expo

Londrina Paraná Day: cidade vai receber investimentos para expansão de gás canalizado

Imagem de destaque
Nesta sexta

Prefeitura prorroga uso do VGD pelo Londrina Esporte Clube por mais 10 anos


O pedido foi negado em primeira instância, mas acatado no TJ – a desembargadora entendeu que o município tem de atender às determinações dos poderes estadual e federal, que legislam sobre quais atividades são consideradas essenciais ou não. A administração municipal foi notificada na quarta-feira (29), mas, mesmo assim, o comércio se negou a voltar a fechar.

Publicidade


A PGM entrou com recursos tanto no TJ, pedindo reconsideração da decisão, quanto no STF. Na instância superior, o ministro Edson Fachin atendeu parcialmente ao pedido da administração municipal, restabelecendo ao município o poder de legislar sobre o funcionamento de segmentos econômicos locais, mas estabeleceu que a desembargadora precisa reanalisar o caso, com base nos novos dados fornecidos pela Procuradoria Jurídica.


LEIA MAIS: Fachin acata parcialmente pedido da Prefeitura de Londrina sobre comércio

Segundo o prefeito Marcelo Belinati (PP) e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a decisão de retomada da atividade destes segmentos é baseado em análise técnica do Coesp (comitê com profissionais de saúde que analisa diariamente os números do novo coronavírus), o município tem capacidade para tratar de pessoas que venham a contrair a Covid-19, foram estabelecidas regras duras de cuidados preventivos e, caso seja necessário, um novo fechamento pode ser decretado.

Confira o descritivo com ações da Prefeitura de Londrina de ações no combate à Covid-19 protocolado no processo judicial

.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade