Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Obras concluídas

Prefeitura entrega duplicação da Aminthas de Barros e revitalização do Zerão

N.Com
11 mar 2020 às 21:10
- CMTU
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prefeito Marcelo Belinati oficializa, nesta quinta-feira (12), às 8h30, a entrega de duas obras concluídas entre as regiões central e sul de Londrina: a duplicação da Avenida Aminthas de Barros e a revitalização completa da Área de Lazer Luigi Borghesi, o Zerão. Juntamente com o ato de entrega, que irá ocorrer ao lado da academia ao ar livre do Zerão, o trânsito da Aminthas de Barros estará novamente liberado para veículos até a Avenida Higienópolis, finalizando, assim, a abertura total da duplicação, já com toda a sinalização nova no local.

Além da execução do alargamento de pistas, com pavimentação renovada, a obra permitiu adequações diversas que beneficiarão os motoristas e pedestres que transitam por aquela região, incluindo pintura e revitalização de calçadas, meios-feios, galerias pluviais, sinalização horizontal e vertical, instalação de iluminação LED, entre outras intervenções. A obra foi executada pela empresa Imai e Barreto Engenharia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com investimento de aproximadamente R$ 3,1 milhões, entre recursos federais e municipais, a obra vem para melhorar as condições de tráfego e o fluxo de veículos para quem percorre a Avenida Aminthas de Barros a partir da Higienópolis, sentido Rua Senador Souza Naves, que também teve um trecho duplicado neste mesmo pacote, desde a rotatória do Monumento à Bíblia até a Rua da Canoagem. Neste local, a liberação do trânsito foi feita na última sexta-feira (6). Também foi duplicada uma parte da Rua Antônio de Morais Barros, próxima à antiga Casa do Papai Noel.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovado em primeira votação

Reajuste: Agentes de saúde e endemias de Londrina vão receber acima do piso nacional

Imagem de destaque
Cardiologista orienta

Cardíacos precisam de cuidado redobrado com a dengue; Londrina teve aumento de mortes

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Sábado de Aleluia

Segunda bênção aérea sobre Londrina terá participação de sacerdotes da Rádio Alvorada


De acordo com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, a melhoria na mobilidade de trânsito e o desafogamento dos trechos duplicados são os principais benefícios gerados pela iniciativa da Prefeitura. "A duplicação da Aminthas de Barros, bem como dos trechos na área da Souza Naves, e as devidas alterações de sinalização, irão facilitar o percurso de quem vai da Avenida Higienópolis até a área do Centro Cívico, e vice-versa, uma vez que o fluxo de veículos é muito alto nestes locais. Mais uma obra importante foi entregue a Londrina pela atual gestão, que vem trabalhando intensamente em todas as áreas de cidade”, disse.

Publicidade


Semáforos – Para dar todas as condições de trânsito e segurança aos usuários, um novo semáforo foi instalado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), entre a Aminthas de Barros e a Rua da Lapa.


De acordo com o gerente operacional de trânsito da CMTU, Laércio Voloch, a instalação do dispositivo neste local é necessária para garantir que os condutores de veículos, que vêm da Rua da Lapa, possam fazer sua conversão ao lado esquerdo sem correr riscos. "Como o movimento é intenso nesta área, sem este semáforo os motoristas poderiam ficar parados no canteiro, aumentando o risco de travar o trânsito e causar acidentes”, informou.

Publicidade


Também houve o reposicionamento de outro semáforo, localizado no cruzamento da Aminthas de Barros com a Higienópolis. A estrutura teve de ser deslocada cerca de três metros para ficar alinhada, com ajustes feitos juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação.


Zerão revitalizado

Publicidade


Por meio de uma grande força-tarefa, empenhada pela Prefeitura de Londrina, em trabalho integrado envolvendo diversas secretarias e órgãos, o espaço de lazer do Zerão, um dos pontos mais bonitos e frequentados da cidade, foi totalmente recuperado. A série de melhorias, iniciadas no final de 2019, proporcionam à população um ambiente mais adequado às práticas esportivas e momentos de descanso. A área conta com uma pista de caminhada de 1.050 metros, que circunda a área, um anfiteatro e parquinho e é entrecortado por um pequeno riacho.


Houve a revitalização de ruas de acesso e pistas de caminhada do local, com recape asfáltico, aplicação de pedriscos, reconstrução de meio-fio, poda, erradicação e plantio de árvores, instalação de dois novos parquinhos e adequações nos antigos, troca de equipamentos e aparelhos da academia ao ar livre, recuperação das quadras esportivas e pista de skate, além de troca de iluminação com instalação de 149 pontos de luminárias LED. Também foram realizados o desentupimento de bueiros e melhorias em bancos, lixeiras e outros.

Publicidade


Segundo João Verçosa, o Zerão passou por um tratamento completo em todos os seus componentes, trazendo melhorias infraestruturais diversas que servirão para a boa e plena utilização do espaço de lazer. "Os frequentadores agora dispõem de um local com condições mais adequadas, bem melhor iluminado, seguro, sinalizado, com pistas e quadras melhoradas. Isso só foi possível com o empenho de várias secretarias e órgãos”, afirmou.


O secretário contou, ainda, que, em alguns pontos, como próximo ao Ginásio Moringão, também foram necessárias algumas adequações e adaptações em galerias pluviais, com a instalação de um novo ramal para atender as demandas.

Os trabalhos no Zerão foram desenvolvidos, conjuntamente, pelas secretarias municipais de Obras e Pavimentação, do Ambiente (SEMA), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e Sercomtel Iluminação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade