Sem chuva há mais de 40 dias, fim de semana deve ser quente e seco

por Daniel Muniz - Estagiário*
   

Depois de baixas temperaturas registradas na quinta-feira (15), o fim de semana londrinense deve ser quente e ensolarado, segundo Heverly Morais, agrometeorologista do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná). Nesta sexta-feira (16), a mínima foi de 11.9°C e a máxima deve chegar até 27°C. Não há previsão de chuva.

Fabio Alcover/24-07-2017/Arquivo Folha

"A massa de ar frio já se afastou da região e agora voltamos a ter temperaturas mais elevadas no Norte do Paraná", afirma a agrometeorologista.

No sábado (17), os termômetros devem variar entre 16°C e 28°C. No domingo (18), a mínima deve ser de 14°C e a máxima pode chegar até 30°C.

A última chuva significativa registrada em Londrina foi há mais de 40 dias. Em 4 e 5 de julho, caiu 61 mm (milímetros) de chuva. A média histórica para o mês de agosto é de 55 mm.

"O inverno na região costuma ter uma alta amplitude térmica e agosto tende a ser mais quente e seco", diz Heverly. "Entretanto, essa falta de chuva é prejudicial a saúde humana e a agricultura", acrescenta.

Na tarde de quinta (15), o índice de umidade relativa caiu para 47% no período da tarde. A tendência é que o tempo fique mais seco durante o fim de semana. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o índice fique acima de 60%.

(*Sob supervisão de Rafael Machado.)