Semana Santa terá celebrações online; veja programação da Catedral

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

A Igreja Católica celebra nestes dias a Semana Santa, período central da fé cristã, que tem seu ponto alto na Páscoa do Senhor: o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Todos os anos, as solenidades reúnem centenas de fiéis nas paróquias e ruas da cidade para participar, por exemplo, da procissão do Cristo Morto, na Sexta-feira Santa, e da Vigília Pascal, no Sábado Santo.

Fernando Cremonez/Pascom Arquidiocesana

Neste ano, seguindo as determinações das autoridades de isolamento social para combate à pandemia do novo coronavírus, as celebrações serão sem participação dos fiéis, com equipe de celebração reduzida e transmissão pela internet. Cada paróquia terá sua própria celebração e os fiéis acompanharão, se possível, as transmissões da sua comunidade.

As pessoas também podem participar das celebrações da Semana Santa presididas pelo arcebispo dom Geremias Steinemtz na Catedral de Londrina ao vivo pelo Facebook da Arquidiocese de Londrina (www.facebook.com/arqlondrina/) e pelo Facebook da Catedral de Londrina (www.facebook.com/catedrallondrinaPR/ ).

SEMANA SANTA

A Semana Santa tem início no Domingo de Ramos, celebrado no último dia 5 de abril, e vai até o Sábado de Aleluia. De segunda a quarta-feira, são realizadas apenas as celebrações rotineiras. De quinta a Sábado, celebra-se o Tríduo Pascal:

Quinta-feira Santa

Na quinta-feira, há de manhã a Missa dos Santos Óleos, na qual se consagra o óleo da Crisma e se abençoa o óleo dos catecúmenos e dos enfermos que serão utilizados nos sacramentos ministrados durante este ano. Esta celebração não é realizada nas paróquias, apenas em nível arquidiocesano.

Há sete anos, a Missa dos Santos Óleos na Arquidiocese de Londrina era realizada na terça-feira no Ginásio de Esportes Moringão, com o objetivo de possibilitar a participação dos fiéis. A celebração reunia cerca de 8 mil pessoas. Neste ano, a celebração volta para a quinta-feira de manhã, às 9h, na Catedral de Londrina. Será presidida pelo arcebispo dom Geremias, com a participação dos padres coordenadores de cada uma das 11 regiões nas quais a arquidiocese é dividida, chamadas decanatos.

Na Quinta-feira à noite se celebra a Missa da Ceia do Senhor, em que Jesus institui a Eucaristia e o sacerdócio. A Missa na Catedral será às 19h.

Sexta-feira Santa

Na sexta-feira celebra-se a Paixão e Morte de Jesus. É o único dia do ano em que não se celebra missa e nem se consagra hóstias em nenhum lugar do mundo, por isso a cerimônia deste dia é chamada celebração, não missa. A celebração é às 15h, horário em que Jesus morreu.

Sábado Santo

O Sábado Santo é um dia de silêncio e recolhimento em que os cristãos aguardam a ressurreição de Jesus. Ao cair da noite, celebra-se o terceiro dia da morte de Jesus e a Sua ressurreição. Num costume judeu, o cair da tarde de um dia já corresponde ao dia seguinte. Assim, como Jesus morre na sexta-feira às 15h, o cair da tarde da sexta é o segundo dia e o cair da tarde do Sábado é o terceiro dia.

A Vigília Pascal, realizada às 19h na Catedral, é a celebração mais bonita do ano na Igreja Católica, cheia de significados e simbolismos, mostra a vitória da vida sobre a morte.

SERVIÇO

Celebrações com o arcebispo dom Geremias Steinmetz na Catedral de Londrina:

Quinta-feira Santa:

Missa Crismal: 9h

Ceia do Senhor: 19h

Sexta-feira Santa:

Paixão do Senhor: 15h

Sermão das 7 palavras: 19h (com o padre Rafael Solano)

Sábado Santo Vigília Pascal: 19h

Domingo de Páscoa da Ressurreição: 10h30

Conteúdo relacionado: