Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Que caloooor!

Termômetro da avenida Tiradentes marca 43ºC nesta quinta em Londrina

Mariane Teles - Estagiária*
01 out 2020 às 17:23
- Gustavo Carneiro/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um termômetro localizado na avenida Tiradentes, zona oeste de Londrina, foi flagrado pela FOLHA marcando 43ºC nesta quinta-feira (1º). Apesar da alta temperatura vista no registro fotográfico feito às 15h20, o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) confirmou que a máxima registrada nesta quinta foi de 37,8ºC às 15h30.


Essa diferença de temperatura nos termômetros acontece por vários motivos, dentre eles está a localização do sensor. A agrometeorologista Heverly Morais explica que o sensor do Iapar está em um local de área aberta, em sombra e numa altura de um metro e meio de distância do solo, além de estar calibrado. Essas condições são as ideais para os registros de temperatura oficiais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O termômetro da Avenida Tiradentes pode estar localizado em uma área com sol e envolto por prédios e muitos carros, o que influencia nos valores medidos", complementa Moraes.

Leia mais:

Imagem de destaque
280 vagas disponíveis

Prefeitura de Londrina promove 'live' com tira-dúvidas sobre concurso público na segunda

Imagem de destaque
Evento grátis

Práticas ESG em foco no "Mulheraço" da ExpoLondrina 2024

Imagem de destaque
Tempo fechado

Chuvas podem atingir Londrina e região ao longo desta quinta-feira

Imagem de destaque
Almoço tradicional

Londrinenses aproveitam feira para garantir peixe para a Sexta-feira Santa


E nos celulares?

Publicidade


A agrometeorologista explica que cada aparelho pode registrar temperaturas diferentes porque eles buscam os dados meteorológicos em fontes diferentes. Além disso, tudo depende de onde esses sensores estão localizados.


Apesar do calor desta quinta-feira (1º), a quarta-feira (30) continua sendo o dia com a maior temperatura registrada pelo Iapar na cidade, quando os termômetros marcaram 39,3ºC durante a tarde.


Setembro também bateu recordes, ele foi o mês mais quente e o mais seco de todos os registros do Iapar. Neste ano, a média de temperaturas máximas do nono mês ficou em 32,6ºC, um total de 5,7ºC a mais do que a maior média histórica para o mês já registrada.

(*Sob supervisão de Fernanda Circhia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade