Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Economia local

Vagas de estágio têm primeira retomada em Londrina desde o início da pandemia

Caroline Knup - Estagiária*
13 ago 2020 às 11:23
- Tomaz Silva/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Após um longo período de quedas desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil - em março deste ano -, Londrina registrou o primeiro aumento no número de vagas de estágio e de aprendizagem, segundo o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).


De acordo com Roseli da Silva Marques, coordenadora regional do CIEE em Londrina, o aumento de vagas ocorreu no mês de julho. "Em julho tivemos um aumento de 10% na abertura de vagas em comparação com o mês de junho. A retomada foi tímida, mas continua a acontecer", afirma Marques.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os dados de Londrina acompanham os nacionais, já que, em junho, o número de novas vagas de estágio cresceu 99,34% no cenário nacional em comparação com abril - primeiro mês em que as vagas foram afetadas pela pandemia. Quanto às vagas de aprendizes, o aumento foi de 101,48%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Coleta seletiva

Ainda sem acordo, contrato entre a CMTU e sete cooperativas vence nesta quarta em Londrina

Imagem de destaque
Com 1,6 mil vagas no início

Multinacional indiana TCS anuncia expansão de centro de entregas em Londrina

Imagem de destaque
Arena estava lotada

Chuva não impediu Ana Castela de brilhar em show no último dia de ExpoLondrina

Imagem de destaque
Salários atrativos

Candidatos fazem prova de concurso público estadual em Londrina


"Até o início de março, as vagas de estágio e de aprendizagem estavam a todo vapor em Londrina. No entanto, com o início da pandemia e com o fechamento de muitas empresas, tivemos uma queda significante nas vagas, cerca de 30% a 35%", explica a coordenadora regional do CIEE.

Publicidade


Segundo Marques, os setores que mais empregam no município são o de serviços e o comércio. "Atualmente, temos, em média, 140 vagas abertas para estagiários e aprendizes", afirma.


Nesta sexta-feira (14), o CIEE comemora seus 53 anos. De acordo com Domingos Tarço Murta, presidente do CIEE Paraná, a instituição já atendeu mais de um milhão e 500 jovens em programas de estágio e de aprendizagem, cursos de capacitação e programas sociais. "Nesse tempo de pandemia, o CIEE tem oferecido a sua contribuição para melhorar as dificuldades que a crise afeta a todos nós", afirma.


E para os jovens que buscam uma primeira oportunidade, Marques elenca as principais orientações. "Minha dica é que o jovem se prepare para o processo seletivo, já que, provavelmente, ele não tem experiência profissional. Para isso, pode realizar cursos, o CIEE do Paraná oferece muitos de forma gratuita. Além disso, o candidato deve buscar informações sobre a empresa e as atividades que serão desenvolvidas. Falar um segundo idioma coloca o jovem um passo à frente, mas também é preciso se mostrar interessado e ser verdadeiro", finaliza a coordenadora.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade