Você está pronto para o inverno? Saiba mais sobre como vai ser a estação em Londrina

por Isabella Alonso Panho - Estagiária*
   

O solstício de inverno, que ocorre neste sábado (20), marca o começo da nova estação, que irá até o dia 22 de setembro. A palavra tem origem latina, e vem da junção dos termos sol e sistere, significando "sol que não se mexe”.

Pixabay

Como explica a agrometeorologista do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) Heverly Morais, nessa data a Terra atinge a maior distância angular em relação ao Sol. Por isso, a radiação solar é menor e o dia fica mais curto.

Neste sábado (20), a noite vai durar 13 horas em Londrina.

A partir do começo dessa nova estação, as temperaturas devem continuar caindo. A média das mínimas, conforme os registros do Iapar, é de 12ºC, a passo que a média das máximas é de 24ºC.

Na região de Londrina, de clima subtropical, a tendência é que os invernos sejam períodos secos, com poucas chuvas. Segundo Morais, "A média de precipitação nos meses de inverno é 73 mm, enquanto a do verão é de 206 mm. É comum ocorrer estabilidade atmosférica, ou seja, muitos dias de céu limpo”, informa.

As frentes frias, que provocam chuvas, devem passar de forma ocasional e rápida por Londrina nos próximos meses. Já as massas polares, que abaixam os termômetros e podem causar geadas, chegam pelo Sul do país e podem ficar 2 ou 3 dias pela região.

O horário oficial de início do inverno é às 18h44 do dia 20, quando a Terra atinge a sua maior distância em relação ao Sol.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.

Conteúdo relacionado: