Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tragédia

Explosão de oleoduto no México deixa pelo menos 20 mortos

Agência Brasil
19 jan 2019 às 11:45
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pelo menos 20 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas com a explosão de um oleoduto da empresa estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) na cidade de Tlahueplilpan, no estado de Hidalgo, México. Em nota, a petrolífera informou que a explosão se seguiu a um incêndio provocado por um vazamento no duto Tuxpan-Tula e que as pessoas mortas e feridas tentavam recolher para si parte do combustível que vazou.

A explosão ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira (18). As autoridades locais acionaram o plano de emergência, pedindo à população que seguisse as instruções de segurança e evacuando as proximidades. Os feridos com queimaduras mais graves foram transportados para hospitais da Cidade do México, a cerca de 100 quilômetros de distância.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Funcionários treinados da empresa estatal auxiliaram os bombeiros e as equipes de segurança no combate ao fogo e atendimento aos moradores de Tlahuelilpan afetados pelo incêndio. Pelo menos 11 ambulâncias e 15 médicos foram enviados para o local, além de equipes técnicas e veículos de outras unidades da Pemex.

Leia mais:

Imagem de destaque
Assista!

Campanha de vacinação contra a gripe segue até 1º de junho

Imagem de destaque
Assista!

Veja os principais destaques desta segunda-feira no Bonde

Imagem de destaque
Assista!

Confira os principais destaques desta sexta-feira no Bonde

Imagem de destaque
Assista!

Temer reúne ministros para debater segurança após assassinato de vereadora


No Twitter, o presidente do México, López Obrador, lamentou a "grave situação", informando que, tão logo foi informado da explosão do duto, deu instruções para que todos os esforços fossem empenhados para controlar o fogo e atender às vítimas e suas famílias. "Convoco todo o governo a prestar auxílio à população local", escreveu Obrador pouco antes de seguir para Tlahuelilpan a fim de visitar o local do incêndio.

Publicidade


San Juan del Rio
Houve outro incêndio em um duto da Pemex na cidade de San Juan del Rio, no estado de Querétaro, cerca de 100 quilômetros a noroeste de Tlahuelilpan. De acordo com a estatal, neste incêndio, não houve feridos, e as chamas foram debeladas por volta da meia-noite desta sexta-feira (18).


Embora a empresa garanta que o trecho afetado do duto Tula-Salamanca fica em uma zona despovoada, a ocorrência mobilizou guardas municipais, bombeiros, agentes da defesa civil e até homens do Exército, além de técnicos da própria empresa.


Ainda de acordo com a Pemex, o duto foi "vandalizado" e, assim como em Tlahuelilpan, pessoas tentavam furtar combustível do local. A empresa afirma que "seguirá reforçando as medidas de prevenção necessárias para acabar com o furto de combustível, colaborando com o combate a esse flagelo que prejudica o patrimônio de todos os mexicanos".

Ainda de acordo com a estatal, o furto de combustível – prática que, no México, de tão comum, já deu origem a uma palavra de uso corrente, o chamado huachicoleo (roubo de combustível) - coloca em perigo a seguridade das comunidades próximas aos oleodutos e o abastecimento dos consumidores.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade