Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dica de viagem!

Charrúa, o bairro boliviano na periferia de Buenos Aires

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
04 fev 2019 às 11:24
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apesar de uma histórica rivalidade futebolística, os brasileiros costumam ver uma opção muito interessante para o turismo no país dos hermanos. Além de muitos voos entre os países vizinhos, as passagens aéreas para a Argentina frequentemente contam com boas ofertas e a proximidade também ajuda no bolso do viajante.


A cidade de Buenos Aires concentra quase 40% de toda a população que vive no país e, como cidade grande, conta com aglomerações de diferentes culturas — uma delas é de um de seus vizinhos bolivianos, que têm no bairro de Charrúa um clima similar ao de seu lar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Localizado entre os bairros de Nueva Pompeya e Villa Soldati, o lugar fica na zona conhecida como Bajo Flores, ao sul da capital argentina, podendo ser acessado por metrô ou ônibus, em torno de 45 minutos, ou de carro em até 25 minutos, dependendo do trânsito local.

Leia mais:

Imagem de destaque
Durante exercício

Cavalos fogem do Palácio de Buckingham, machucam pessoas e danificam carros

Imagem de destaque
Pressão

Senado dos EUA aprova projeto que pode proibir TikTok no país

Imagem de destaque
Caso é investigado

Montanhista morre após cair de altura de 300 metros em escalada com amigos

Imagem de destaque

Boxeador lucra R$ 52 milhões ao apostar na própria vitória


A região começou a receber imigrantes bolivianos e chilenos no ano de 1957 e o bairro tem um longo histórico de pobreza, descaso do estado argentino e sofrimento dos moradores. Nos primeiros anos em que os habitantes se organizavam, as casas tinham uma estrutura simples e a rua era de lama, o que trazia muitos problemas aos moradores em épocas de chuva.

Publicidade


A área não contava com nenhum tipo de planejamento urbano para os habitantes e as pessoas sofriam com enchentes e também um grande número de incêndios, o que criou um laço muito forte de apoio e união entre os moradores da Charrúa. Essa relação ainda foi fortalecida quando foi necessária uma articulação dos locais para evitar o despejo pretendido pelo governo militar — o que teve êxito.


A comunidade boliviana acabou tendo mais representatividade, e hoje compõe 80% dos moradores de Charrúa e seus costumes integram a realidade do bairro. Ali há uma comemoração anual, a Festa da Virgem de Copacabana, que acontece todo segundo e terceiro domingos do mês de outubro.

Publicidade


O ano de 1972 ficou marcado como o início da festividade que homenageia a Virgem, e a difusão da cultura e das tradições bolivianas se deu de forma bem espontânea. Foi a primeira vez que alguns indivíduos trouxeram imagens da Virgem da Bolívia, o que dá um caráter religioso ao evento.


Bolivianos de outras partes da Argentina se locomovem até o bairro da Charrúa para participar da feira com artesanato, comidas típicas, roupas e outras mercadorias de origem boliviana. Há também um grande concurso de grupos de dança com caráter localista que representam seus bairros — eles ensaiam o ano inteiro para se apresentar em festas como a que homenageia a Virgem de Copacabana.

Assim, o bairro da Charrúa se apresenta como uma opção alternativa de turismo em Buenos Aires, com atrações de muitos valor cultural e histórico para a região.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade