Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sem evidência

Contra ciência, Trump diz tomar hidroxicloroquina

Marina Dias - Folhapress
19 mai 2020 às 08:30
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Donald Trump vestiu mais uma vez seu habitual figurino transgressor e disse nesta segunda (18) que está tomando hidroxicloroquina, remédio usado no tratamento contra malária, como prevenção ao coronavírus.

Não há evidência científica de que o medicamento tenha eficácia em casos de Covid-19 ou sirva de barreira contra a infecção pelo vírus, e órgãos de saúde americanos já emitiram alertas para que a substância não seja utilizada fora de hospitais e de estudos clínicos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao contrariar sua equipe técnica, porém, Trump insiste na estratégia de tentar convencer apoiadores de que a realidade é o que ele profere na Casa Branca –e não o que afirmam especialistas. "Tenho tomado [o medicamento] há cerca de uma semana e meia. Uma pílula por dia", disse o presidente a jornalistas, acrescentando que não apresentou reações ao remédio.

Leia mais:

Imagem de destaque

Militar dos EUA morre após atear fogo em si mesmo ao lado da embaixada de Israel

Imagem de destaque
Jovens devolvidos ao Brasil

Argentina aperta cerco contra estudantes brasileiros sem visto e 'falsos turistas'

Imagem de destaque
Medidas de precaução

Argentina vive explosão de casos de dengue e invasão de mosquitos

Imagem de destaque
Topless em frente à catedral

Ucraniana do OnlyFans é procurada pela Rússia por topless na Praça Vermelha


Aos 73 anos, o republicano tem sido testado diariamente para a doença e, até agora, a Casa Branca afirma que resultado foi sempre negativo.

Publicidade


A obsessão de Trump pela hidroxicloroquina teve origem no meio de março e seguiu um roteiro simbólico na construção do imaginário do presidente. Nasceu no Twitter, espalhou-se rapidamente por fóruns de debate conservadores e ganhou destaque na Fox News, emissora de TV simpática a seu governo.


Em 11 de março, mesmo dia em que a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarava pandemia global, três homens conversavam nas redes sobre o remédio usado contra lúpus, malária e artrite reumatoide, mas ainda pouco explorado em casos de Covid-19.

Publicidade


James Todaro e Gregory Rigano, investidores do mercado de tecnologia, debatiam com o autointitulado filósofo Adrian Bye sobre tratamentos que poderiam ser eficazes para frear a pandemia.


"A cloroquina vai manter muitas pessoas fora do hospital. Os EUA ainda não sabem disso", escreveu Bye, australiano que hoje vive em Wuhan, origem do coronavírus.

Publicidade


Dois dias depois, Todaro e Rigano publicaram um documento no Google Docs com referência a estudos preliminares que mostravam resultados positivos do uso de cloroquina e hidroxicloroquina contra a Covid-19, mas que logo tiveram seus métodos questionados por outros cientistas.


Os investidores americanos diziam-se chancelados por universidades tradicionais, como Stanford, e pela Academia Nacional de Ciências dos EUA, que posteriormente desmentiram qualquer vínculo com o texto.

Publicidade


O prestígio emprestado falsamente por essas instituições, porém, fez com que o documento viralizasse na internet e levasse Rigano a ser entrevistado pela Fox News.


Um dia depois, em 19 de março, Trump falava pela primeira vez da droga no púlpito da Casa Branca. "Se não sair como o planejado, não vai matar ninguém", afirmou o presidente na ocasião.

Publicidade


Parceiro de Rigano na autoria do documento, Todaro é formado em medicina pela Universidade Columbia, em Nova York, com especialização em oftalmologia. Diz que não é conselheiro médico e que o texto publicado em março fazia referência a "consulta com pesquisadores" de Stanford e da Academia Nacional de Ciências.


"Havia muito pouca investigação clínica sobre a hidroxicloroquina antes de nosso trabalho", explicou Todaro à reportagem. "Uma opção acessível e amplamente disponível, com evidências preliminares de eficácia, precisava ser urgentemente explorada."

Publicidade


Na véspera da divulgação do documento, Rigano afirmou que o faria acompanhado de um "eminente cientista" e que o texto seria revisado por pares. Mas foi Todaro quem apareceu como coautor. Questionado sobre a discrepância, Todaro disse que era preciso "perguntar para Rigano".


Procurado pela reportagem, o investidor disse que não concederia entrevista porque a Folha de S.Paulo "só publica estudos negativos" sobre cloroquina e que tinha "vidas a salvar" - ele é formado em direito.


Já o filósofo que vive na China disse que não teve relação com a produção do documento, mas pediu que seu nome fosse incluído quando o texto veio a público. "Apareci nos agradecimentos", afirma Bye.


Ele segue defendendo o uso da substância, mas pondera que não tem formação científica. "Minha opinião pessoal é que esse tratamento provavelmente funciona. Reuni fontes públicas e populares sobre um tratamento que foi considerado bem-sucedido na Ásia, mas, por alguma razão, foi negligenciado no Ocidente."


Não por Trump, que seguiu sua cruzada na defesa do medicamento mesmo sem apoio de sua equipe técnica. Anthony Fauci, diretor do Instituto de Doenças Infecciosas, por exemplo, foi sempre cauteloso sobre o uso do remédio, dizendo que faltavam estudos mais robustos para confirmar sua eficácia contra Covid-19.


A pressão de Trump fez com que a FDA, agência reguladora de remédios e alimentos, autorizasse o uso limitado em caráter de emergência para a cloroquina e hidroxicloroquina. No fim de abril, porém, o órgão acrescentou ser contrário ao uso do remédio fora de hospitais ou de testes clínicos por conta dos riscos de problemas cardíacos em pacientes com coronavírus.


Enquanto nos EUA o presidente desrespeita a permissão americana apenas para uso em casos graves e em ambiente hospitalar, no Brasil o protocolo já causou a queda de dois ministros da Saúde em menos de um mês.


A recomendação dos técnicos do governo brasileiro é que a cloroquina seja utilizada também só em casos graves, mas o presidente Jair Bolsonaro quer expandir a administração da substância.


O discurso de Trump em favor da cloroquina seguiu escalando até o fim de abril, mas o presidente havia silenciado sobre o tema à medida que os estudos recentes vieram à tona sem comprovar a eficácia do medicamento.


Diversos analistas avaliavam que era o fim de mais uma obsessão do presidente, mas a realidade ecoada pelo republicano navega de acordo com sua conveniência de manter esperanças mesmo falsas às vésperas da eleição.


Donald Trump e a cloroquina


19 de março - Trump afirma em pronunciamento que a cloroquina e a hidroxicloroquina têm mostrado "resultados muito, muito animadores"


20 de março - Principal conselheiro de Trump para a crise do coronavírus, Anthony Fauci diz, em entrevista coletiva na Casa Branca, que não há evidências sobre a eficácia dos medicamentos. "A informação à qual você se refere especificamente é anedótica", afirma. "Isso não foi feito em um ensaio clínico controlado. Então você realmente não pode fazer nenhuma declaração definitiva sobre isso." Trump corta para dizer: "Vamos ver. Vamos saber em breve"


21 de março - No Twitter, o mandatário fala sobre o uso combinado da hidroxicloroquina e do antibiótico azitromicina no combate ao coronavírus: "HIDROXICLOROQUINA & AZITROMICINA, administradas juntas, têm uma chance real de serem uma das maiores mudanças na história da medicina. A FDA [agência que regula remédios e alimentos] moveu montanhas - Obrigado!"


4 de abril - Vou dizer de novo: o que você tem a perder", disse Trump, pronunciando com cuidado hidroxicloroquina durante entrevista coletiva na Casa Branca, onde deu sua prescrição presidencial: "Tome"


5 de abril - Pelo segundo dia consecutivo, o mandatário se pronuncia sobre o medicamento. Ao sugerir que fala por instinto, afirma que a hidroxicloroquina está sendo testada e que "há fortes, poderosos indícios" do seu potencial. "Mas o que eu sei? Não sou médico", acrescenta


13 de abril - Durante entrevista coletiva na Casa Branca, o presidente dos EUA volta a destacar possível eficácia do medicamento: "Está tendo alguns resultados muito bons, vou falar para você"; é uma das últimas vezes que se pronuncia sobre o assunto no mês de abril


21 de abril - O Instituto Nacional de Alergia, liderado por Fauci, anuncia que não há eficácia comprovada de nenhum medicamento no combate à Covid-19


22 de abril - Richard Bright, que comandava a Barda, agência do governo americano responsável pela produção de vacinas e medicamentos, diz ter sido demitido por pressionar por veto do uso da hidroxicloroquina no tratamento do coronavírus


24 de abril - A FDA alerta sobre os riscos da cloroquina e da hidroxicloroquina, que podem causar anormalidades graves no ritmo cardíaco, e recomenda o uso apenas em testes clínicos ou em hospitais onde pacientes podem ter risco cardíaco monitorado de perto

3 de maio - Em entrevista à Fox News, Trump diz que há pesquisas mostrando a eficácia da hidroxicloroquina ao ser questionado sobre estudos que apontaram um problema cardíaco ligado ao remédio; o presidente destacou que foi um estudo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade