Relembre

Corrida pela Lua, testes do Starship e temporada dos asteroides marcam 2023

Salvador Nogueira - Folhapress
30 dez 2023 às 16:10

Uma intensa corrida pela Lua e uma temporada dedicada aos asteroides marcaram o ano de 2023 na exploração espacial. Entre todos os países e empresas que participaram dessas empreitadas, a Índia em particular ganhou respeito inédito, ao realizar a primeira alunissagem na região próxima ao cobiçado polo sul lunar.

Decerto não será o último. A área é cobiçada por americanos e chineses por seus recursos naturais --em particular gelo de água localizado no fundo de crateras onde a luz solar nunca bate, além de moléculas impregnadas no próprio solo--, e ambos planejam para a segunda metade desta década missões tripuladas até lá. Mas quem desceu primeiro por ali foi mesmo a Índia, com a missão Chandrayaan-3. O pouso, transmitido ao vivo, encantou o mundo em 23 de agosto, colocando os indianos em definitivo na lista das potências espaciais.

Novo estudo

Bactérias sobrevivem no solo do deserto do Atacama há milhões de anos

Espetáculo

Auroras são vistas em vários países do mundo após tempestade solar

Diagnosticada com câncer

Príncipe William atualiza estado de saúde de Kate Middleton: 'Ela está bem'

Jimmy Butler

Astro prepara despedida da NBA e quer jogar no Flamengo: 'sou metade brasileiro'

O resultado contrastou com duas outras tentativas de pouso realizadas neste ano, uma em abril, pela empresa japonesa ispace, e outra em agosto, pela Roscosmos, a agência espacial russa.

A primeira poderia ter tornado o Japão o quarto país a pousar na Lua (após Rússia, EUA e China), e a segunda poderia ter trazido um pouco de prestígio aos pioneiros do voo espacial, que hoje têm um programa que se deteriora a cada ano.

Ambas falharam, lembrando que realizar uma alunissagem bem-sucedida, sobretudo de forma remota, segue sendo um grande desafio.

Isso, contudo, não irá dissuadir países e empresas a seguirem perseguindo a rota lunar.

Uma nova sonda japonesa, a Slim, desta vez desenvolvida por sua própria agência espacial, já está a caminho da Lua, e deve realizar uma tentativa de pouso de precisão em 19 de janeiro. Ela puxa uma fila de carretos contratados pela Nasa para levar cargas úteis à superfície da Lua. O ano que vem será agitado por aquelas bandas.

O MAIOR FOGUETE DA HISTÓRIA

Pertinente à exploração lunar, o mundo teve a oportunidade neste ano de ver não um, mas dois voos do maior foguete já construído em toda a história. O veículo Starship, da SpaceX, de Elon Musk, foi o escolhido pela Nasa para levar tripulações à superfície da Lua, mas ainda há muito caminho pela frente para que ele possa fazer isso.

É, na prática, o segundo ano seguido em que vemos o foguete mais poderoso do mundo em ação. Em 2022, o detentor da marca era o SLS, da Nasa, também a ser empregado em missões lunares tripuladas. Ele era um pouco menos capaz que o Saturn V, usado pela agência para levar humanos à Lua no século passado, e é construído a passo de tartaruga -o próximo voo, só em 2024, se não chover. Já o Starship é mais capaz que o Saturn V, ambiciona ser reutilizável, poderá ser reabastecido no espaço e é fabricado em alta velocidade. Tanto que já voaram dois e um terceiro já está sendo aprontado, com peças para os próximos bem avançadas.

Faz parte da filosofia revolucionária da SpaceX, baseada em inovação rápida e testes seguidos em voo. Não por acaso, os dois primeiros lançamentos não foram totalmente bem-sucedidos, em contraste com a missão do SLS, que correu com perfeição.

No primeiro voo, em abril, o foguete não chegou a sair da atmosfera e, após a falha de múltiplos motores, não conseguiu sequer chegar à separação do segundo estágio.

Já no segundo, em novembro, os motores funcionaram perfeitamente, a plataforma de lançamento, em Boca Chica, no Texas, ficou intacta, e a ativação do segundo estágio se deu como previsto, levando o veículo até o espaço -mas ele acabou perdido pouco depois disso, antes mesmo de atingir sua velocidade final para uma inserção "quase orbital", planejada para o voo.

Que ninguém subestime esses resultados. É assim que a SpaceX aprende, e a empresa já demonstrou que está à frente de essencialmente todo mundo com essa mentalidade.

Em 2023, a empresa se aproximou de cem lançamentos orbitais --é um foguete a cada quatro dias, em média-- e lançou cerca de 80% de toda a massa levada ao espaço no mundo todo. É isso mesmo, ela sozinha lança muito mais que todo o resto do mundo. Com o Starship, a tendência é isso se acentuar ainda mais -e os preços devem cair.

O que isso vai significar para o futuro da exploração espacial ainda não está claro. Mas já dá para dizer que teremos muito mais dela nos próximos anos.

ASTRONOMIA E CIÊNCIA PLANETÁRIA

O ano foi de contemplação embasbacada para os astrônomos que puderam trabalhar com os primeiros resultados do telescópio James Webb, que iniciou suas operações em 2022.

Ainda é cedo, mas mesmo assim o novo equipamento da Nasa, da ESA e da CSA (agências americana, europeia e canadense) já trouxe grandes resultados, como análises dos exoplanetas mais internos do sistema Trappist-1 --alvo preferencial para a busca por mundos habitáveis, já que ele tem três mundos a uma distância adequada da estrela para preservarem água-- e a descoberta de galáxias já bem desenvoltas nos confins do cosmos, que refletem a infância do Universo.

Os mundos Trappist-1 b e c se mostraram ser sem atmosfera apreciável, o que começa a responder a dúvida dos astrônomos sobre se planetas em torno de anãs vermelhas, astros menores, mais frios e mais ativos que o Sol, podem tê-las -condição essencial para que o planeta seja similar à Terra. Mas ainda há cinco mundos a serem estudados lá, justamente os mais interessantes, e o júri ainda não voltou com o veredito. Vai ficar para os próximos anos.

Já o estudo de galáxias distantes está revolucionando nossa compreensão da evolução do Universo desde o início de sua expansão, 13,8 bilhões de anos atrás. Começa a ficar claro que a formação de estruturas, como estrelas, galáxias e aglomerados galácticos, começou bem cedo, talvez antes de 300 milhões de anos após o Big Bang, e se desenrolou bem rápido -talvez rápido demais para ser explicado por nosso modelo cosmológico mais aceito. O futuro promete.

E para entender de fato o Universo, ainda precisamos descobrir de que 95% de tudo que há nele é feito --duas entidades misteriosas que os astrônomos chamam de matéria e energia escuras. Eles sabem que elas existem, mas não sabem o que são.

Uma nova missão lançada em julho deste ano pela ESA, a Euclid, promete trazer respostas. Após um início um pouco trepidante, os engenheiros conseguiram colocar o telescópio espacial para funcionar e ele já está trabalhando para construir um vasto mapa 3D do Universo. A ideia é mapear com precisão os efeitos da matéria e energia escuras, de forma a elucidar sua natureza.

Por fim, também tivemos importantes avanços na exploração do Sistema Solar além da Lua. A ESA lançou sua primeira missão a Júpiter, a Juice, e a Nasa despachou a sonda Psyche, que deve visitar um grande asteroide metálico chamado Psique, no cinturão entre Marte e Júpiter.

A agência espacial americana, por sinal, celebrou o que chamou de "outono dos asteroides". Num espaço de três meses (entre setembro e novembro, outono no hemisfério norte, primavera no sul), ela concluiu a missão Osiris-Rex, trazendo amostras do asteroide Bennu, lançou a já mencionada Psyche e realizou o primeiro sobrevoo de um asteroide com a sonda Lucy, que está a caminho da órbita de Júpiter, onde estudará vários desses corpos que acompanham o planeta gigante em seu trajeto ao redor do Sol, população conhecida como troianos.

É um bocado de novidades, e isso sem mencionar todas as missões interplanetárias de vários países que seguem em operação por todos os cantos do nosso sistema. Estamos aos pouquinhos conhecendo e ocupando nosso quintal na Via Láctea, e 2023 foi um ano importante nessa trajetória rumo ao futuro. Mais virá por aí.

Imagem
Anvisa cancela registro de mais de 1.200 pomadas modeladoras de cabelo
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) cancelou os registros de mais de 1.200 pomadas utilizadas para modelar, tranças ou fixar os cabelos.