Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Internet

Doodle do Google celebra a trans Brenda Lee

Redação Bonde
29 jan 2019 às 09:36
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Em homenagem ao dia nacional de visibilidade trans, o Doodle do Google homenageia a ativista brasileira de direitos humanos Brenda Lee, que era uma defensora dos direitos e liberdades da comunidade LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexos).

Segundo o Google, Brenda Lee fundou o "Palácio das Princesas", um refúgio dos perigos da vida nas ruas para transgêneros e cross-dressers em São Paulo, capital. O palácio logo se tornou uma das primeiras residências para pessoas com Aids no Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Brenda Lee nasceu Cicero Caetano Leonardo em Bodocó, Pernambuco, em 1948 e se mudou para São Paulo aos 14 anos. Em 1984, Lee comprou um sobrado no centro. Nos anos seguintes, uma série de crimes de ódio contra pessoas trans a inspirou a abrir a casa para pessoas em risco de violência e, pouco tempo depois, o Palácio das Princesas tornou-se uma Casa de Apoio para pacientes – trans ou não – com Aids. Mais tarde, em 1992, a Casa de Apoio foi legalmente incorporada e afiliada ao hospital Emílio Ribas. Atualmente, o abrigo – agora financiado pela secretaria estadual de saúde – cuida dos que mais precisam.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade