Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vaticano

Em missa de Natal, Papa critica ganância humana

Ansa Brasil
25 dez 2018 às 11:07
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O papa Francisco celebrou na noite de segunda-feira (24) a tradicional missa de Natal na Basílica de São Pedro, no Vaticano, fazendo uma crítica à ganância humana, ao consumismo e ao egoísmo. Jorge Mario Bergoglio copresidiu a missa com o apoio de 40 cardeais e 375 bispos e sacerdotes.


Crianças de vários países, como do Panamá, que será sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, também estiveram na cerimônia e foram os responsáveis por depositar flores no altar da Basílica ao lado da imagem do menino Jesus.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Papa construiu sua homilia a partir da análise etimológica da palavra Belém, que se refere ao local onde Jesus nasceu e que significa "casa do pão" em hebraico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Chiangrai United

Ex-Corinthians foi roupeiro e árbitro até virar técnico

Imagem de destaque
Esteatose hepática

Cresce o número de jovens com gordura no fígado na América Latina

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Saiba mais

Meta lança Llama 3, novo modelo que levará IA ao WhatsApp e Instagram


Francisco citou a desigualdade, o consumismo e a ganância que imperam nos dias de hoje, ressaltando que algumas pessoas, nesta noite se fartam de um "banquete", enquanto outras não têm nem o "pão" para comer.

Publicidade


"O homem se tornou ávido e voraz. Ter, encher a vida de coisas tem sido usado para dar sentido à vida. Uma insaciável ganância atravessa a história humana, até o paradoxo de hoje que, enquanto poucos têm um banquete, muitos não têm o pão para viver".


Bergoglio, porém, afirmou que Jesus nasceu em uma manjedoura de maneira simples e é, definitivamente, "o pão da vida". "Jesus não tira a vida, ele dá a vida", exaltou.

Publicidade


"Em Belém, descobrimos que a vida de Deus flui pelas veias da Humanidade. Se a acolhermos, a história muda a partir de qualquer um de nós", sugeriu o líder católico.


"Somos convidados, nesta noite, a andar a Belém, casa do pão, e perguntarmos: qual o alimento da minha vida, do qual não posso viver sem? É o Senhor ou outro?", disse. "Nesta noite, somos chamados a responder a Jesus à pergunta: Vocês me amam? Sim, amamos. O futuro da Igreja depende dessa resposta", disse Francisco.

Publicidade


Uma das grandes novidades da missa de Natal deste ano foi a colocação de mais de 100 mil lâmpadas de LED para a nova iluminação da Basílica de São Pedro. O projeto é da empresa alemã Osram, levou dois anos para ser concluído e permite a economia de 90% da energia utilizada até então para a estrutura.


A inauguração oficial da nova iluminação está prevista para 25 de janeiro, mas, durante a missa, já foi possível ver os detalhes.


Presépio

Neste ano, o presépio na Praça São Pedro, no Vaticano, é feito de areia. Vários caminhões descarregaram o material na praça para artistas produzirem as esculturas. De acordo com a Santa Sé, o presépio de areia representa a "fragilidade do ser humano".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade