Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Igreja católica

Em Roma, Papa diz que egoísmo indiferente é 'pior vírus'

Ansa Brasil
20 abr 2020 às 08:04
- Ansa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Durante a missa do Divino Espírito Santo, realizada na igreja do Espírito Santo em Sassia, em Roma, neste domingo (19), o papa Francisco afirmou que há um vírus pior do que a Covid-19: o egoísmo indiferente.

"A misericórdia não abandona quem fica para trás. Agora, enquanto pensamos em uma lenta e difícil retomada da pandemia, se insinua esse perigo: esquecer quem ficou para trás. O risco é que nos atinja um vírus ainda pior, aquele do egoísmo indiferente. Ele é transmitido a partir da ideia de que a vida melhora se melhorar para mim, que tudo ficará bem, se ficar bem para mim", afirmou durante a homilia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Não pensemos só nos nossos interesses, nos interesses parciais. Acolhamos essa prova como uma oportunidade para preparar o amanhã para todos, sem descartar ninguém. Porque sem uma visão de estarmos juntos, não haverá futuro para ninguém. Isso não é ideologia, é cristianismo. Usemos a misericórdia para quem é mais fraco porque só assim reconstruiremos um mundo novo", disse ainda durante a cerimônia transmitida por streaming.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja o calendário

Conmebol anuncia Assunção como sede da final da Sul-Americana

Imagem de destaque
Condenado por estupro

Justiça nega recursos e mantém liberdade provisória de Daniel Alves

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Alerta

Hepatites virais matam 3,5 mil pessoas por dia no mundo, afirma OMS


O Pontífice ainda afirmou que a melhor resposta dos cristãos para as "tempestades da vida e da história" deve ser o "ensinamento da solidariedade".

Publicidade


"A resposta não pode ser nada além da misericórdia. O amor com compaixão entre nós e para todos, especialmente, quem sofre, quem luta mais, quem é abandonado. Não é ter dó, não é assistencialismo, mas compaixão que vem do coração. Que a misericórdia cristã inspire também a justa divisão entre as nações e suas instituições para enfrentar a crise atual de maneira solidária", destacou ainda.


A celebração deste domingo foi especial para os católicos por marcar os 20 anos da instituição do Domingo do Divino Espírito Santo, data criada ainda pelo papa João Paulo II. Essa também foi a primeira vez em 25 anos que um Pontífice rezou a missa na igreja do Espírito Santo em Sassia de Roma.

Publicidade


Assim como tem sido com todas as outras celebrações religiosas, desde o início de março, a missa foi transmitida de maneira online e sem a presença de fiéis para evitar aglomerações.


Oração por médicos e voluntários


O papa Francisco voltou a fazer uma oração especial para os médicos e voluntários que estão atuando na linha de frente do combate ao novo coronavírus, fazendo com que todas as intenções da missa fossem voltadas a todos que atuam na pandemia.

Ao final da cerimônia, o líder da Igreja Católica agradeceu aos jornalistas presentes que "ao invés de estarem na cama em pleno domingo, foram trabalhar". "Obrigado, muito obrigado. Comunicar é um bem", disse ao pequeno grupo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade