Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ineficácia

Itália descarta hidroxicloroquina para tratar casos leves de Covid-19

Ansa Brasil
14 nov 2020 às 16:33
- Sesa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um documento preparado pelo governo da Itália para orientar o tratamento domiciliar de pacientes da Covid-19 descarta o uso de hidroxicloroquina para combater a doença em casos leves.


Utilizado tradicionalmente contra malária e lúpus, o medicamento chegou a ser uma esperança contra o coronavírus Sars-CoV-2 no início da pandemia, mas diversos estudos científicos já comprovaram sua ineficácia para enfrentar a Covid-19.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Devido ao crescente número de pacientes em isolamento domiciliar - 653.731, segundo o boletim oficial deste sábado (14), o que equivale a mais de 1% da população italiana -, o governo decidiu preparar um protocolo para orientar os cuidados em casa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Chiangrai United

Ex-Corinthians foi roupeiro e árbitro até virar técnico

Imagem de destaque
Esteatose hepática

Cresce o número de jovens com gordura no fígado na América Latina

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Saiba mais

Meta lança Llama 3, novo modelo que levará IA ao WhatsApp e Instagram


O documento ainda não foi publicado, mas uma versão visualizada pela ANSA recomenda mensurar periodicamente a saturação de oxigênio com oxímetros; não tomar hidroxicloroquina; não usar medicamentos em aerossol caso o paciente conviva com outras pessoas; utilizar remédios para os sintomas da Covid-19, como paracetamol; e tomar corticoides, esteroides e antibióticos somente em situações específicas.

Publicidade


Além disso, o documento não recomenda suplementos como vitamina D e lactoferrina, "sobre os quais não existem evidências sólidas de eficácia". O protocolo, no entanto, ainda será discutido com organizações de médicos e se refere a casos leves, sejam eles confirmados ou prováveis.


As diretrizes definem "caso leve" como aquele onde há sintomas como febre inferior a 37,5ºC, tosse, congestão nasal, dor de cabeça e diarreia, mas sem falta de ar, desidratação ou alteração do estado da consciência.

Os idosos e imunodeprimidos, contudo, podem apresentar sintomas atípicos e devem ser avaliados com mais cautela, assim como pacientes com alto risco de piora da doença devido a fatores individuais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade