Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Igreja Católica

Papa anuncia medidas para combater abusos contra crianças

Agência Brasil
24 fev 2019 às 11:04
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O papa Francisco classificou neste domingo (24) os abusos contra crianças e adolescentes como "crimes abomináveis", nos quais, segundo ele, "escondem a mão do mal" sem poupar a "inocência das crianças". O pontífice anunciou sete estratégias para "acabar com a violência contra as crianças" por parte da Igreja Católica Apostólica Romana.

"Gostaria de reiterar aqui que a Igreja não será poupada em fazer todo o necessário para levar à justiça quem cometeu tais crimes. A Igreja nunca tentará encobrir ou subestimar qualquer caso", ressaltou o papa no encerramento do encontro promovido pelo Vaticano com representantes da Igreja Católica Apostólica de vários países.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O papa Francisco advertiu que abusos não devem ser encobertos e desvalorizados, pois tais atitudes favorecem a propagação do mal. Ele ressaltou que o mundo digital deve ser inserido no esforço coletivo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Europa

PSG goleia o Barcelona e chega à semifinal da Liga dos Campeões

Imagem de destaque
Olimpíadas

Paris, a cem dias dos Jogos, luta contra terrorismo e por promessa verde

Imagem de destaque
Análise

Movimento de descriminalização de drogas esbarra em falhas de políticas sociais

Imagem de destaque
F1

Alonso tem início mais tímido, mas vê Aston se comportando como time grande


"Devemos empenhar-nos para que os jovens e as jovens, especialmente os seminaristas e o clero, não se tornem escravos de dependências baseadas na exploração e abuso criminoso dos inocentes e de suas imagens e o desprezo pela dignidade da mulher e da pessoa humana", destacou o papa.

Publicidade


Superação


Segundo o papa Francisco, é necessário superar "polêmicas ideológicas e políticas" para combater o problema. "Milhões de crianças, em todo o mundo, são vítimas de exploração e abuso sexual", alertou.

Publicidade


"[O que ocorre] leva à amargura e até mesmo suicídio. Às vezes, vingar-se fazendo a mesma coisa."


Desde o dia 21 até hoje, cardeais, arcebispos, bispos e líderes religiosos se reuniram para discutir medidas para combater os abusos e a exploração de menores. Após a missa de domingo, o papa Francisco conversou com os religiosos. Ele ressaltou que muitos abusos são cometidos dentro da família e entre pessoas conhecidas.

Publicidade


Denúncias


Nos últimos meses, várias denúncias contra padres e bispos dos mais distintos continentes, denunciados por abusos, vieram à tona. O papa avisou que não toleraria casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.


O papa Francisco também condenou o "turismo sexual" chamado por ele de "flagelo". Segundo ele, um fenômeno em crescimento contínuo. Ele lembrou que há ainda outras vítimas de abusos, como crianças-soldados, desnutridas, sequestradas e "muitas vezes vítimas do comércio monstruoso em órgãos humanos ou transformados em escravos".

* Com informações da rádio do Vaticano


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade