Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fernando Gomes

Quadrilha nigeriana usa foto de neurocirurgião para extorquir mulheres

Camila Tuchlinski - Agência Estado
22 out 2019 às 11:05
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A foto e as publicações do neurocirurgião Fernando Gomes estão sendo utilizadas por uma quadrilha nigeriana especializada em extorquir mulheres. Gomes é livre docente de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e colaborador do programa Aqui na Band, na TV Bandeirantes.

Os criminosos usam imagens do neurocirurgião para seduzir mulheres e convencê-las a depositar uma determinada quantia em dinheiro na conta da quadrilha. A notícia foi veiculada no jornal espanhol El Mundo no sábado, dia 19.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


À reportagem, o neurocirurgião explica como ficou sabendo do roubo de identidade. "Através das minhas redes sociais oficiais. Pessoas e amigos perceberam os perfis fakes e receberam solicitações de amizade. Depois, recebemos o contato dos jornalistas do El Mundo quando a notícia chegou até eles", explica Gomes - que também já foi colunista do programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Durante exercício

Cavalos fogem do Palácio de Buckingham, machucam pessoas e danificam carros

Imagem de destaque
Pressão

Senado dos EUA aprova projeto que pode proibir TikTok no país

Imagem de destaque
Caso é investigado

Montanhista morre após cair de altura de 300 metros em escalada com amigos

Imagem de destaque

Boxeador lucra R$ 52 milhões ao apostar na própria vitória


Fernando Gomes ressalta que o roubo de sua identidade na internet atinge todos que usam a rede social. "Essa violência não é só contra mim, mas contra todos os meus seguidores e, além de roubarem dinheiro, roubam a confiança, a segurança e a sensação amorosa que meus seguidores têm comigo. É um lado extremamente negro da rede social - a qual cuido com muito carinho e atenção sempre", avalia.

Publicidade


No ano passado, quando o neurocirurgião começou a perceber esses perfis fakes, fez um boletim de ocorrência com a ajuda da assessoria jurídica dele. "Notificamos o Instagram e também o Facebook, assim como nossos seguidores a bloquear e denunciar esses perfis. Soube que essa quadrilha da Nigéria já conseguiu quase meio milhão de euros utilizando meu nome e imagino que isso esteja acontecendo ao redor de todo o mundo. Com a ajuda da polícia e da mídia, estamos tentando uma força tarefa para orientar essas mulheres que estão sendo '"seduzidas' pela minha imagem para que não caiam nesses golpes", alertou.


Nesta segunda-feira (21), o médico publicou no Instagram uma foto dele em um passaporte falso. "Será que eu vou precisar ficar mais famoso que o Tom Cruise para que ninguém caia nesta rede de scammers? Por favor, avisem todas as pessoas que puderem", pediu Fernando Gomes.

Ver essa foto no Instagram

❌ Passaportes falsos! Isso é um absurdo, falta de respeito e crime. Por favor, avisem todas as pessoas que puderem. Reposte se puder e não permita que enganem você e mais ninguém. Será que eu vou precisar ficar mais famoso que o @tomcruise para que ninguém caia nesta rede de scammers? 👊🏼 ❌ Fake Passports! This is nonsense, lack of respect and crime. Please warn everyone you can. Repost and don't let them fool you and anyone else. Will I need to become more famous than @tomcruise so no one falls for this network of scammers?

Uma publicação compartilhada por Dr. Fernando Gomes (@drfernandoneuro) em


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade