Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Restaurante da Antiguidade

Restos intactos de 'antecessor' de fast-food são achados em Pompeia

Ansa Brasil
29 dez 2020 às 13:26
- Ansa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pesquisadores encontraram um termopólio completo, local onde funcionava uma espécie de restaurante fast-food da antiguidade, quase intacto no sítio arqueológico de Pompeia, anunciou o diretor da estrutura, Massimo Osanna, à Ansa neste sábado (26).


O local é o maior e o mais intacto encontrado até hoje e conta com pinturas de diversos animais, bem como de seres celestiais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O ambiente interno ainda mostra balcões angulados, com os buracos onde os recipientes com comida eram colocados em fila - e alguns restos de alimentos petrificados dentro deles. Também há os pratos usados para consumir a comida rapidamente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Europa

PSG goleia o Barcelona e chega à semifinal da Liga dos Campeões

Imagem de destaque
Olimpíadas

Paris, a cem dias dos Jogos, luta contra terrorismo e por promessa verde

Imagem de destaque
Análise

Movimento de descriminalização de drogas esbarra em falhas de políticas sociais

Imagem de destaque
F1

Alonso tem início mais tímido, mas vê Aston se comportando como time grande


Localizado na Regio V, o novo termopólio havia sido localizado e parcialmente escavado em 2019, quando a marca deixada pelas cinzas da grance erupção em uma porta de madeira reapareceu e a varanda do primeiro andar da estrutura foi encontrada. Lá, havia uma pequena parte do balcão, que ficava com a face voltada para a praça, com uma bela fonte de mármore.

Publicidade


"Aquela primeira parte foi decorada com um tema mitológico, uma Nereide que cavalgava em um extraordinário hipocampo do corpo transformado em um arco-íris de cores", destacou Osanna.


No entanto, as escavações das últimas semanas conseguiram restituir toda a decoração e a complexidade do local. Os pesquisadores acreditam que isso poderá ajudar a entender ainda mais os hábitos de alimentação e consumo dos moradores de Pompeia no dia em que a cidade foi destruída.

Publicidade


A arqueozoologista Chiara Corbino ressalta que as imagens mostram "o emprego conjunto de mamíferos, aves, peixes e caracóis no mesmo prato", destacando que a culinária local pode ser muito mais avançada do que se sabia até então.


Além disso, os cientistas informaram que havia no local os esqueletos de duas pessoas - um homem de cerca de 50 anos que, provavelmente, morreu com a queda do local, e o outro "pode ser um ladrão ou um fugitivo esfomeado, que entrou ali para pegar qualquer coisa para comer e foi surpreendido pelos vapores quentes com a mão dentro do vaso que tinha acabado de abrir" - e de um cachorro.


"A pesquisa está só no início e já promete ter desenvolvimentos muito interessantes", pontuou Osanna.

O ministro dos Bens Culturais, Dario Franceschini, afirmou que o local deve ser aberto como "um presente de Páscoa para os visitantes" e disse que a descoberta "é um exemplo virtuoso para a retomada do país", referindo-se à crise provocada na cultura pela pandemia de Covid-19.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade