Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tá vendo aquela lua?

Superlua brilha nesta terça-feira; entenda o fenômeno

Redação Bonde
07 abr 2020 às 19:56
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você deve ter ouvido por aí que a noite desta terça-feira (7) seria iluminada pela Superlua Rosa. No entanto, de acordo com Miguel Fernandes Moreno, coordenador do Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina), não é bem isso que acontece. Para ele, é ainda uma bela Lua Cheia cinza prateada. "Hoje [terça], 7 de abril de 2020, temos uma Lua Cheia. Até aí nada de mais, não é mesmo? Mas hoje há uma peculiaridade. A Lua estará um pouquinho mais próxima de nós", apresenta Moreno.

Segundo o coordenador do Gedal, a órbita que a Lua faz ao redor da Terra é ligeiramente achatada, ou seja, não é um círculo perfeito. "Com isso, nosso satélite pode ficar mais perto ou mais longe, dependendo da data. Para termos ideia, a distância média da Lua à Terra é de 384.000 quilômetros (mais de 90 vezes a distância do Oiapoque ao Chuí, os limites norte e sul do Brasil, respectivamente). Mas, quanto ela está no ponto mais distante de sua órbita, ou seja, o ponto em que está mais longe da Terra (e que chamamos de apogeu), ela chega a cerca de 405.000 quilômetros", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No entanto, esta terça-feira será o contrário disso. "A Lua estará no trecho mais próximo da Terra, conhecido como perigeu, a cerca de 360.000 quilômetros. Quando isso ocorre, ou seja, quando a Lua Cheia coincide com o perigeu, podemos chamar de 'Superlua'.
Esse pequena variação faz com que a Lua surja no céu ligeiramente maior e mais brilhante", ensina. Para Miguel, se você não soubesse que hoje seria uma Lua Cheia em perigeu, provavelmente, nem notaria a diferença.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fase final do concurso

Jovem de Altônia é favorita no Miss Teen Universe 2024 em Punta Cana

Imagem de destaque
Na Dinamarca

Influenciadora viraliza ao reclamar de mau cheiro dos europeus: 'A galera não toma banho'

Imagem de destaque
Análise

Lei para banir TikTok nos EUA pode inspirar Brasil contra Musk, diz professor

Imagem de destaque
Entenda

Bloqueio do TikTok pode impactar 150 milhões de americanos, sobretudo jovens


Veja a imagem (lado esquerdo é perigeu e lado direito, apogeu):


Reprodução/Gedal
Reprodução/Gedal


LUA ROSA?

Miguel Fernandes conta que começaram a chamar essa Lua Cheia de Lua Rosa porque seria uma lembrança da floração no Hemisfério Norte. "Esqueçam isso", ressalta. "A Lua estará lá no céu linda como sempre. E cinza e prateada como sempre", pontua.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade