Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ops!

Trainee erra e faz Google perder US$ 10 milhões em 45 minutos

Redação Bonde
11 dez 2018 às 15:25
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um trainee do Google fez a empresa perder cerca de US$ 10 milhões – aproximadamente R$ 40 milhões. Isso porque o funcionário apertou o botão errado durante um treinamento sobre o sistema de anúncios online da companhia, em uma plataforma chamada Google AdX. De acordo com o Financial Times, o erro fez com que um anúncio falso – um retângulo amarelo sem nada dentro – aparecesse por um período de 45 minutos em vários sites e aplicativos nos Estados Unidos e Austrália.


Para piorar, a compra de espaços para o anúncio, que não deveria ter sido concretizada, ainda ocorreu por um valor muito acima do que costuma acontecer. O clique errado fechou exposições ao CPM (custo por mil impressões) de mais de US$ 25, enquanto o valor de mercado costuma ser entre US$ 2 e US$ 4.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Google confirmou o erro e que irá honrar os pagamentos, o que vai resultar no prejuízo citado. "Um treinamento publicitário levou a um erro onde dinheiro foi dispendido em sites por aproximadamente 45 minutos. Assim que ficamos cientes deste erro honesto, trabalhamos rapidamente para encerrar o andamento das campanhas de anúncios", informou a empresa em um comunicado, isentando o trainee envolvido de má fé no episódio.

Leia mais:

Imagem de destaque
Europa

PSG goleia o Barcelona e chega à semifinal da Liga dos Campeões

Imagem de destaque
Olimpíadas

Paris, a cem dias dos Jogos, luta contra terrorismo e por promessa verde

Imagem de destaque
Análise

Movimento de descriminalização de drogas esbarra em falhas de políticas sociais

Imagem de destaque
F1

Alonso tem início mais tímido, mas vê Aston se comportando como time grande


O sistema de anúncios automatizados na internet é considerado vital para o Google, líder disparado neste mercado. Até por isso, a revelação de fragilidades nesse sistema é extremamente sensível para a companhia.


O Google AdX, chamado também de DoubleClick Ad Exchange, é um sistema "programático" de leilões em tempo real de anúncios em "sites premium". Após disponibilizado nesse mercado virtual, o anúncio falso acabou sendo ofertado em diversos sites e apps que usam a plataforma. O Google diz também que irá trabalhar em novas salvaguardas para evitar que um erro deste tipo aconteça novamente.

Com informações da Época Negócios.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade