Após foco de Covid-19, Arapongas muda protocolo de atendimentos de saúde

por Redação Bonde com assessoria de imprensa
   

Em reunião de videoconferência realizada na tarde deste sábado (27), representantes do Honpar, Santa Casa, 16ª. Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde definiram estratégias devido ao fato de funcionários e pacientes, fora do eixo da Covid19, terem testados positivo.

De acordo com protocolos já estabelecidos, o Honpar fará a desinfecção do ambiente hospitalar através do processo de sanitização duplo, a realização de testes em todos os funcionários e pacientes e a reestruturação das escalas de funcionários, bem como a transferência de pacientes para novas alas descontaminadas do hospital. Ficou determinado também até terça-feira (30) um novo fluxo de encaminhamento dos pacientes de urgência e emergência.

Desta maneira, todos os pacientes que deveriam ser encaminhados para o Honpar, de média complexidade (cirurgia geral, ortopédico e clínico) deverão ser encaminhados para a Santa Casa. Sobre os pacientes de alta complexidade (exceto cardiologia e oncologia, que continuarão atendidos no Honpar), independentemente do final do ano de nascimento, o fluxo será modificado para o Hospital Providência de Apucarana, através do Samu, o qual já está ciente das ações pactuadas pela 16ª. Regional de Saúde, através do seu chefe, Altimar Carleto.

De acordo com os organizadores, estas medidas deverão ser mantidas até a próxima terça-feira com a concordância das entidades e informação ao Ministério Público. Participaram da reunião o médico Altimar Carleto, chefe da 16ª. Regional de Saúde, Fernando Marques, superintendente médico de Arapongas, Moacir Paludetto Jr, secretário municipal de Saúde, Montgomery P. Benites, diretor administrativo do Honpar, Durval Y. Kuwano, diretor administrativo da Santa Casa de Arapongas, e Cíntia Vasconcelos, médica no Honpar.

* com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arapongas

Conteúdo relacionado: