Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
10% à vista

Carnês do IPTU em Maringá começam a ser entregues nesta segunda

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 jan 2021 às 10:31
- Google Maps/outubro de 2019
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em torno de 182mil carnês de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) da prefeitura de Maringá (norte) serão entregues pelos Correios a partir desta segunda-feira (4). A expectativa da Fazenda é arrecadar R$ 200 milhões com o tributo.


Quem fizer o pagamento à vista, em uma única parcela, tem 10% de desconto até dia 25 de janeiro e 7% até dia 10 de fevereiro. Depois disso, será cobrado o valor integral do carnê, que pode ser parcelado em até 12 vezes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Neste ano, a prefeitura atualizou o imposto em 3,52%, relativo ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado entre setembro de 2019 e outubro de 2020.

Leia mais:

Imagem de destaque
Preservação da mata atlântica

Ministério Público quer anular licença ambiental concedida a terminal de contêineres em Pontal do Paraná

Imagem de destaque
Reunião com 200 pessoas

Governo do Paraná e setor privado discutem propostas para o Plano Safra

Imagem de destaque
Tinham entre 18 e 36 anos

Três vítimas de desabamento de laje no litoral do Paraná são sepultadas

Imagem de destaque
Luto em live do Facebook

Repórter cobre acidente e se depara com a morte da própria filha em Faxinal


Quem já estiver cadastrado ′Acesso Cidadão′, portal de serviços da prefeitura, não receberá a guia pelos Correios. No seu lugar, receberá um comunicado por e-mail cadastrado com o link para acessar a guia.

Publicidade


Ainda, para quem não receber a guia pelo Correio e também não for cadastrado no site da prefeitura, é possível imprimir o carnê na praça de atendimento do Paço Municipal.


O contribuinte com IPTU em atraso pode renegociar a dívida sem prejuízo do parcelamento do imposto de 2021. O parcelamento das dívidas atrasadas evita a cobrança judicial do tributo.

Publicidade


Por sua vez, para solicitar as isenções é preciso ser pensionista, aposentado, portador de necessidades especiais, pessoa idosa, obedecendo os critérios da lei e quem teve sua isenção cancelada, poderá solicitá-la novamente.


Entenda

Publicidade


O IPTU é calculado de acordo com o valor da área total do terreno, o valor total das edificações e a taxa de coleta de lixo. No terreno vazio calcula-se o valor da área total mais a contribuição de iluminação pública.


Os recursos obtidos com o imposto são investidos em obras e serviços, além da parcela garantida para investimentos na saúde e educação.

Quem discordar do valor lançado poderá entrar com requerimento na Praça de Atendimento, fazendo as justificativas necessárias para revisão.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade