Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Frio no Paraná!

Ciclones parecidos ao que se formou no Sul trazem período mais longo de frio

Everton Lopes Batista - Folhapress
02 jul 2020 às 08:39
- AEN-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ciclone extratropical que se formou entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina na terça (30) trouxe para a região uma grande quantidade de ar frio que deve deixar as temperaturas mais baixas por ao menos dez dias.

Ciclones desse tipo se formam pelo encontro de massas de ar em temperaturas muito diferentes. Ar quente e ar frio têm densidades distintas, e quando se aproximam geram movimentos verticais ascendentes, rajadas de vento e linhas de instabilidade, explica o meteorologista Lucas Alberto Fumagalli Coelho, mestrando na UFPel (Universidade Federal de Pelotas).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No caso do fenômeno da terça, o ar quente que estava sobre a região Sul encontrou uma massa de ar frio vinda das regiões polares. Esse ar entrou no continente pelo oceano.

Leia mais:

Imagem de destaque

Rompimento de adutora afeta abastecimento em bairros de Apucarana

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Ataque de fúria

Durante espera por atendimento, mulher destrói computadores de unidade de saúde de Rolândia

Imagem de destaque
Nesta semana

Técnicos do IAT de Pitanga resgatam filhote de coruja-buraqueira


O encontro produz um centro com pressão atmosférica muito baixa em relação ao seu redor, o que gera o ciclone.

Publicidade


"Ciclones podem acompanhar frentes frias, mas não é comum que tenham essa intensidade", afirma Vladair Morales de Oliveira, meteorologista do CPMET (Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas), da UFPel.


Em Santa Catarina e no Paraná, os ventos chegaram a 120 km/h, segundo a Defesa Civil. Em Santa Catarina, as cidades mais afetadas foram Morro da Igreja (120 km/h), Tangará (111 km/h) e Chapecó (108 km/h).

Publicidade


Segundo os meteorologistas, a intensidade do ciclone depende de quão diferentes eram as temperaturas das massas de ar quando se encontraram, entre outros fatores. Medições futuras poderão confirmar se esse foi, de fato, um ciclone-bomba, que acontece quando a pressão atmosférica tem queda muito brusca num período de 24 horas.


Os ventos mais fortes acontecem na parte leste de onde o ciclone se forma, o que explica que as cidades mais próximas da costa estejam entre as mais afetadas.

Publicidade


Após a formação, ciclones se deslocam sobre o oceano no sentido sudeste, se afastando cada vez mais do continente. Eles deixam para trás uma grande quantidade de ar frio que leva mais tempo para se deslocar em direção ao oceano. As temperaturas na região sul devem despencar e permanecer assim por alguns dias, segundo meteorologistas.


O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) informou que não há mais riscos de tempestade no estado, mas as temperaturas devem ficar bem baixas nos próximos dez dias, com temperaturas mínimas próximas de 0º C.
Em Santa Catarina, a defesa civil alertou para a possibilidade de marés muito altas e ressaca até esta quinta (2).


O Sudeste também deve sentir efeitos do ciclone nos próximos dias, com ventos e quedas na temperatura.

O último grande ciclone que atingiu o Sul, o Catarina, passou por RS e SC em 2004, com ventos de quase 180 km/h.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade