Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pandemia e trabalho

Com quase 200 casos confirmados de Covid-19, frigorífico de Cianorte consegue reabrir as portas

Isabella Alonso Panho* - estagiária
25 jun 2020 às 11:57
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Depois do ajuizamento de uma Ação Civil Pública na Justiça do trabalho, o frigorífico Avenorte, com sede em Cianorte (noroeste) teve de fechar as portas no começo desta semana, pois havia, até o começo de junho, 193 funcionários com o diagnóstico positivo para a Covid-19. Contudo, em acordo com o Ministério Público, a empresa conseguiu retomar o funcionamento com capacidade reduzida nesta quinta (25).

Segundo informações extraídas do processo, a empresa vinha adotando medidas sanitárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, afastando os trabalhadores que confirmaram estar com a doença e realizando testes. Contudo, mesmo assim o contágio continuou a aumentar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O acompanhamento da Vigilância Sanitária no frigorífico constatou três casos confirmados no dia 19 de maio. Três semanas depois, no dia 09 de junho, o relatório do órgão constatou 193 casos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta semana

Técnicos do IAT de Pitanga resgatam filhote de coruja-buraqueira

Imagem de destaque
Na próxima semana

Fórum de turismo religioso que acontecerá em Lunardelli segue com inscrições abertas

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Três novas unidades

Arapongas e mais duas cidades ganham usinas solares da Copel


O Ministério Público do trabalho afirmou que "os frigoríficos são ambientes de trabalho propícios para disseminação do vírus causador da Covid-19", com pouca circulação de ar. O frigorífico Avenorte teria cerca de 3mil funcionários, que vivem em Cianorte e em outros municípios vizinhos, motivo pelo qual teria, segundo o MP, alto potencial de contaminar a população.

Publicidade


Foi solicitado no processo o fechamento da empresa por, no mínimo, 14 dias, assim como a realização de testes em todos os funcionários.


Em decisão publicada na segunda-feira (22), o juiz da Vara do Trabalho de Cianorte, Rodrigo da Costa Clazer, acolheu o pedido do Ministério Público e determinou a suspensão das atividades presenciais do frigorífico por 14 dias, concedendo 48h para o cumprimento da ordem.

Publicidade


Com o acordo firmado entre a empresa e o Ministério Público, acatado pela Justiça na manhã desta quarta-feira (24), a empresa continuará funcionando com um número reduzido de funcionários, acolhendo as recomendações do MP sobre testagem e afastamento de casos suspeitos e confirmados.


Nas redes sociais, logo após a reconsideração da justiça, o frigorífico afirmou que "A empresa continua manejando os recursos cabíveis para o retorno integral de suas atividades". Nesta quinta (25), em nova publicação, veiculou a mensagem "Vamos voltar ainda mais fortes".

*Sob supervisão de Rafael Machado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade