Confira as orientações da PRF para o trânsito seguro de bicicletas em vias federais

por Agência PRF
   
Divulgação/PRF

Neste último dia da Semana Nacional de Trânsito, e com a proximidade do final de semana, considerando o grande aumento do fluxo de bicicletas transitando nas rodovias e estradas federais, a Polícia Rodoviária Federal esclarecerá pontos vitais para garantir a segurança dos ciclistas:

1 - A circulação de bicicletas deverá ocorrer no acostamento. Mas quando não houver, o trânsito deverá ocorrer nos bordos da pista de rolamento, em fila, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via.

2 - Para os motoristas: Deixar de guardar a distância lateral de 1,5 m ao passar ou ultrapassar bicicleta caracteriza uma infração média, com penalidade de multa.

3 - Atenção especial para os grupos de ciclistas: segundo o Código de Trânsito Brasileiro, nenhum evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

Ou seja, sempre que houver a intenção de transitar com grupos em vias federais, entre em contato com a PRF para a devida anuência e, se for o caso, a preparação de operações de segurança viária.

4 - Importante! São equipamentos obrigatórios para as bicicletas, com aro superior a 20: a campainha, sinalização noturna dianteira (nas cores branca ou amarela), traseira (na cor vermelha), lateral e nos pedais, em qualquer cor, e espelho retrovisor do lado esquerdo (acoplado ao guidom e sem haste de sustentação).

Embora não sejam obrigatórios, são recomendáveis: capacete, óculos de proteção, luvas, bem como roupas claras e chamativas.

Em caso de dúvidas, procure a PRF na unidade mais próxima ou ligue 191.

Conteúdo relacionado: