Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Seca prolongada

Consumo de água aumenta em meio à estiagem severa

AEN-PR
11 mai 2020 às 15:16
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em meio à pior estiagem dos últimos 20 anos e à pandemia do coronovírus, a Sanepar registra aumento no consumo residencial de água na região Oeste. Em Diamante do Oeste, o consumo residencial de água em abril foi 23% superior ao do mesmo período de 2019. Os moradores de Vera Cruz do Oeste e de Toledo também consumiram mais água em casa. Em Vera Cruz do Oeste, o aumento foi de 7% e, em Toledo, chegou a 14%.

O gerente regional da Sanepar Eduardo Luiz Arrosi atribui esse aumento às altas temperaturas no final do verão e início do outono, além do isolamento social. "As pessoas estão ficando mais em casa e com hábitos de higiene mais acentuados, como lavar mais roupas. Além disso, passamos por uma seca prolongada e altas temperaturas”, afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Estes fatores afetam o abastecimento público porque a estiagem severa tem reduzido a capacidade de captação e produção de água. Em Vera Cruz do Oeste, no início de maio, a Sanepar foi obrigada a interromper a captação no Rio São Pedro, devido à queda na vazão, o que provocou diminuição de 30% na produção de água.

Leia mais:

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça nega pedido de prisão domiciliar de bolsonarista que matou petista no Paraná

Imagem de destaque
Por mais de 10 quilômetros

Departamento de Estradas de Rodagem abre edital para obra da duplicação da rodovia entre Arapongas e Sabáudia

Imagem de destaque
Danos

IAT aplica R$ 40,2 milhões em multas por danos ambientais no 1º trimestre de 2024

Imagem de destaque
Assista ao vídeo

FAB intercepta aeronave com cocaína em Londrina; piloto é preso no interior de SP


Embora a produção tenha sido suficiente para atender à população, o sistema está no limite.

Publicidade


Em Diamante do Oeste, a redução na vazão do poço que abastece a cidade foi de 10% e, em contrapartida, o consumo de água aumentou 23%. "Isto desestabiliza o sistema e se o consumo não diminuir poderá faltar água”, diz Arrosi.


De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) desde a primavera do ano passado, o regime de chuvas está 33% abaixo da média histórica, e a região Oeste foi uma das mais prejudicadas no período.

Publicidade


Em todo o Estado, a Sanepar tem feito campanha institucional para orientar e incentivar o consumo responsável de água, priorizando o uso da água para higiene pessoal e alimentação. Apesar da frente fria desta semana, segundo o Simepar, o cenário para os próximos meses não favorece a recuperação da umidade perdida durante a estiagem.


DICAS DE CONSUMO

Publicidade


Neste período atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas. Outras dicas são:


- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

Publicidade


- A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.


- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para "varrer” a sujeira, use a vassoura.

Publicidade


- Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.


- Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade