Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Economize!

Estiagem prejudica captação de água no Norte do Paraná

Redação Bonde com assessoria de imprensa
09 mai 2020 às 15:03
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Paraná enfrenta a maior estiagem dos últimos 20 anos e a chuva registrada nesta semana não trouxe qualquer mudança de cenário. O Decreto 4626, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e publicado no Diário Oficial na quinta-feira (7), estabelece situação de emergência hídrica por 180 dias no Paraná. O objetivo é agilizar processos e dar prioridade ao uso da água para consumo humano em todo o Estado. A situação mais crítica, neste momento, concentra-se em cidades das regiões Oeste e Metropolitana de Curitiba, onde o racionamento de água está implantado.

Na região Norte, rios e poços utilizados pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) para captação de água também estão com níveis cada vez mais baixos. Na região Nordeste, a Sanepar aplica planos contingenciais visando o abastecimento regular em 18 sistemas, onde rios ou poços estão com vazão até 80% menor do que a média histórica: Apucarana, Lunardelli, Borrazópolis, Jandaia do Sul, Marilândia do Sul, Faxinal, Mauá da Serra e distrito de Pouso Alegre (Jardim Alegre), no Vale do Ivaí; Florestópolis e Distrito Nossa Senhora Aparecida (em Rolândia), na região do Paranapanema; Leópolis, Rancho Alegre, São Sebastião da Amoreira, Curiúva, Ibaiti, Quatiguá, Siqueira Campos e Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Sanepar lançou mão de diversas ações desde o ano passado para evitar uma crise maior nestas localidades. Nos últimos 30 dias, os esforços foram intensificados. Antecipação de cronograma de empreendimentos, compra de novos equipamentos para melhorias operacionais e obras emergenciais estão entre as ações dos planos contingenciais implantados. Há situações em que caminhões-pipa dos sistemas em melhores condições operacionais enchem reservatórios com água de municípios vizinhos.

Leia mais:

Imagem de destaque

Avenida Presidente Vargas vai passar por recape asfáltico a partir de quinta-feira

Imagem de destaque
Aumento do fluxo

Circulação de turistas estrangeiros aumentou 36% no primeiro trimestre no Paraná

Imagem de destaque
Ex-esgrimista

Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, participa e perde duelo de esgrima em Curitiba

Imagem de destaque
Não é brincadeira

Mulher é demitida por justa causa por ter sido racista com colega de trabalho no PR


"Não temos hoje a necessidade de implantarmos rodízio em nossa região, mas estas são alternativas a serem discutidas caso haja um agravamento da crise hídrica. O decreto estadual publicado nesta quinta-feira permite que a Sanepar faça uso de todos os recursos possíveis para salvaguardar o abastecimento público, especialmente visando a saúde da população”, explica o gerente geral da Sanepar na Região Nordeste do Paraná, Rafael Malaguido.

Publicidade


Uso consciente


Neste período de isolamento social por causa da pandemia do Coronavírus (Covid-19), a Sanepar registrou aumento médio de 10% no consumo de água em cidades da Região Nordeste. Este índice compara março e abril de 2020 com 2019. Além da intensificação dos hábitos de higiene para evitar a doença, a falta de chuva, o calor e o tempo seco também contribuíram para que a população consumisse mais água.

Publicidade


Em algumas localidades, há registro de desabastecimento em horários de pico, quando muita gente utiliza a água ao mesmo tempo, especialmente no final do dia e fins de semana. Nestes períodos, o consumo elevado provoca a despressurização da rede de distribuição, especialmente em regiões mais afastadas dos centros de reservação da Sanepar. Moradores de imóveis que têm caixa d’água, muitas vezes, não sofrem com esta intercorrência.


A orientação é fazer o uso prioritário da água para alimentação e higiene pessoal. Lavagem de veículos e calçadas deve ser adiada até a normalização das chuvas. Deve-se fechar torneiras para ensaboar mãos, corpo e louças e enxaguar de uma só vez. Também é importante observar vazamentos especialmente no vaso sanitário e manter reguladas as válvulas de descarga.

Publicidade


A Sanepar não aplicou reajuste tarifário, por determinação da Agepar em função da pandemia, e está postergando o pagamento das contas da Tarifa Social para minimizar os impactos econômicos para essas famílias.


Canais de contato


Com as centrais de relacionamento fechadas, há diversos canais para orientar e esclarecer os clientes. Aqueles que tiverem dificuldade no abastecimento devem procurar o Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar pelo telefone 0800 200 0115, que funciona interruptamente (todos os dias) e tem a ligação gratuita. O registro pode auxiliar o controle operacional e o planejamento de manobras para minimizar transtornos. Ao ligar, é importante ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Também é possível fazer este registro e solicitar serviços pelo App Sanepar Mobile.

Em caso de dúvidas, em relação à sua conta, os clientes podem entrar em contato pelo e-mail corporativo disponível no site (http://site.sanepar.com.br/consulta/escritorios-enderecos-telefones


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade