Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
No litoral e interior

IAT aponta qualidade das águas paranaenses para banho

Redação Bonde com AEN
15 jan 2021 às 10:48
- Divulgação/Governo do Paraná
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um boletim do IAT (Instituto Água e Terra), divulgado nesta sexta-feira (15), indicou a qualidade nas águas do litoral e prainhas do interior paranaense para o banho. Segundo a pesquisa, dos 49 locais monitorados no Litoral, a Ponta da Pita, em Antonina (Litoral Leste), e o Rio do Nunes, próximo à Ponte PR-340, em Morretes (Litoral Leste) são impróprias para o nado. No interior, o Rio Paranapanema, em Primeiro de Maio (Região Metropolitana de Londrina) também é inadequado para os banhistas.


APLICATIVO – Agora a qualidade das águas pode ser verificada pelo novo aplicativo para sistema Android "Balneabilidade Estado do Paraná”, além do site do Instituto Água e Terra.
Durante a temporada, serão emitidos nove boletins, sendo o último no dia 12 de fevereiro, sempre divulgados às sextas-feiras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


MONITORAMENTO – O IAT monitora as águas da Costa Oeste, Norte e Litoral no período de maior fluxo de veranistas para avaliar a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli), presentes em esgoto sanitário clandestino e fezes humanas e de animais de sangue quente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Luta pela preservação

Paraná reconhece dívida histórica com os povos indígenas

Imagem de destaque
Mudanças no cardápio

Lei que estimula peixe na merenda do Paraná deve beneficiar produtores independentes

Imagem de destaque
História de uma vida

Em 'Aquarius' paranaense, aposentada de Curitiba se nega a vender apartamento a incorporadora de Londrina

Imagem de destaque

Paranaense cria aplicativo de troca de reciclagem por pontos de vantagens


Quanto mais bactéria na água, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos que podem colocar em risco a saúde dos banhistas.

Publicidade


As doenças mais comuns são gastroenterite, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Outras mais graves também podem ser transmitidas por meio da água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.


LITORAL – Os pontos monitorados ficam em Guaratuba (13), Matinhos (14), Pontal do Paraná (11), Ilha do Mel (6), Morretes (3) e Antonina (2). O boletim também aponta dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho no Litoral, independentemente da época do ano. Eles estão indicados em letras maiúsculas no boletim.

Publicidade


INTERIOR – Na Costa Oeste são monitorados pontos de prainhas e rios nas cidades de Foz do Iguaçu (2), Santa Terezinha de Itaipu (3), São Miguel do Iguaçu (2), Itaipulândia (1), Missal (1), Santa Helena (3), Entre Rios do Oeste (2), Marechal Cândido Rondon (2) e na Costa Norte no município de Primeiro de Maio (1).


SINALIZAÇÃO – Cada ponto monitorado possui uma bandeira indicando se o local está próprio ou impróprio para banho. Elas são atualizadas às sextas-feiras, após resultado do novo boletim.


A sinalização refere-se à condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor azul indica que a água apresenta boas condições de balneabilidade em qualquer condição climática e a vermelha representa áreas inadequadas para banho.

Confira na íntegra o boletim referente ao litoral e os dados ligados ao interior paranaense.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade