Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Município de Ivaiporã quer se transformar na capital do açaí

AEN-PR
31 jul 2020 às 09:46
- Gilson Abreu/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O plano é ambicioso e faz os olhos do agricultor e mestre sorveteiro Osvaldo Ferreira de Paula brilhar: transformar Ivaiporã, no Vale do Ivaí, na capital paranaense do açaí. O projeto, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e a prefeitura local, ainda dá os primeiros passos, mas já conquistou clientes fiéis no comércio da cidade. Nos dias mais quentes é comum ver filas nas lanchonetes da cidade para experimentar a polpa ou o sorvete do açaí do Paraná.


A especificidade geográfica tem explicação. O açaí cultivado em solo paranaense é um pouco diferente do fruto encontrado comumente na região amazônica e em parte do Nordeste brasileiro. Em Ivaiporã, explica Ferreira de Paula, o fruto é extraído da palmeira juçara, árvore bastante comum na Mata Atlântica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como essa planta não tem perfilhos (ramos), a extração do caule para a produção do palmito implica em sua morte. Já o açaizeiro possui vários perfilhos, formando touceiras. Pode ser, inclusive, encontrado em terra firme em estados como Maranhão, Pará e Amazonas, onde vegeta em terrenos de várzeas e igapós.

Leia mais:

Imagem de destaque
Não é brincadeira

Mulher é demitida por justa causa por ter sido racista com colega de trabalho no PR

Imagem de destaque
Alerta de golpes

Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

Imagem de destaque
Luta pela preservação

Paraná reconhece dívida histórica com os povos indígenas

Imagem de destaque
Mudanças no cardápio

Lei que estimula peixe na merenda do Paraná deve beneficiar produtores independentes


"O palmito juçara é também conhecido como palmito doce. O fruto das palmeiras é o mesmo, mas o nosso açaí tem sabor diferente. É mais suave e com coloração mais forte”, diz o sorveteiro.

Publicidade


Projeto


É justamente para que a produção ganhe escala e Ivaiporã possa mesmo ser chamada de capital do açaí que o Governo do Estado desenhou um projeto de expansão da área cultivada.

Publicidade


Na região, caracterizada por produções de soja, café e leite, os vizinhos são incentivados a buscar maior diversificação, plantando também a juçara. As mudas saem do viveiro instalado na propriedade do seu Osvaldo. Como teste, ele mantém também um viveiro com o açaí amazônico. "O clima aqui é propício e a terra muito boa. Tenho certeza de que vai pegar também”, conta o agricultor.


Além disso, a regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento levou o projeto para Lunardelli, cidade a 25 quilômetros de Ivaiporã. Uma fazenda de 700 hectares, boa parte ocupada por mata nativa e inúmeros pés de Juçara, encampou a ideia.

Publicidade


O próximo passo, explica o médico veterinário do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro), Carlos Eduardo dos Santos, é tirar do papel um entreposto capaz de fabricar a polpa do açaí em grandes quantidades, unindo os municípios vizinhos.


"Vai sair açaí do Paraná para o Brasil e o mundo inteiro. Até açaí em pó, para vender para o Japão, já está nos planos”, conta ele. "Queremos plantar mais de um milhão de mudas de juçara e ter mais de mil funcionários dentro da indústria paranaense do açaí”, acrescenta Ferreira de Paula.

Publicidade


A secretaria busca ainda todas as licenças junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para efetivar a industrialização e comercialização do produto em grande escala.


Meio Ambiente

Publicidade


Santos lembra ainda outra vantagem da ampliação da produção do açaí. A palmeira juçara, devido ao corte para a extração do palmito, convive constantemente com a ameaça de extinção.


"O açaí é um produto sustentável, que se torna uma opção de renda para o produtor rural sem degradar o meio ambiente”, ressalta. "É mais um passo na consolidação da Ivaiporã frutífera”, acrescenta Rosana Pagé, diretora do departamento de Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócio do município.

Publicidade


Produção


Ferreira de Paula revela que o processo de produção do açaí juçara é idêntico ao tradicional. Após colhido, o fruto é lavado em uma solução com cloro e esterilizado para retirada das impurezas. Somente depois do processo de limpeza a polpa é retirada.

"Uma árvore de palmito dá até 10 cachos e cada cacho rende em média 10 litros de polpa. Da polpa é que se faz o sorvete. E, o mais importante, tudo orgânico, sem agrotóxico”, afirma.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade