Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Reforço técnico e estrutural

Norte Pioneiro: IAT retoma vistorias aquáticas em Jacarezinho

Redação Bonde com AEN
02 mai 2024 às 17:10
- IAT Jacarezinho/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O escritório regional do IAT (Instituto Água e Terra) de Jacarezinho, no Norte Pioneiro, voltou a fazer, em abril, vistorias aquáticas. Depois de mais de vinte anos, o núcleo passou por uma reestruturação, com a chegada de novos servidores vindos do último concurso promovido pelo orgão ambiental e da ativação de uma lancha. 


O monitoramento por água, até então uma prerrogativa exclusiva do Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde (BPAmb FV) na região, terá impacto direto em operações de fiscalização e licenciamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O chefe do escritório de Jacarezinho do IAT, Marcos Antonio Pinto, explica que a região possui quatro grandes reservatórios de usinas hidrelétricas, portanto, a demanda de fiscalização aquática, principalmente para orientar pescadores e prevenir a instalação de construções irregulares, é grande. "Assim, com a lancha ativada e a ampliação da equipe, poderemos fazer essas vistorias de forma regular, monitorando dois reservatórios por mês”, aponta o chefe do escritório.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vacina Spikevax

Com nova vacina da Covid-19, Paraná esclarece quem deve receber o imunizante

Imagem de destaque
Aumento de 7%

Mortes e lesões aumentam em acidentes no Paraná em 2024, segundo PRF

Imagem de destaque
Ajude se puder!

Maringá prorroga inscrições para casamento comunitário até sexta

Imagem de destaque
Antigo Londriville

Cambé promove mutirão de serviços no Cambéville neste sábado


As vistorias inaugurais dessa nova fase foram nos dias 23 e 24 de abril. No dia 23, ocorreu a fiscalização na represa da Usina Hidrelétrica Canoas II, em Cambará, onde 14 pescadores amadores foram orientados sobre os regulamentos da prática na região. Também foi iniciado o levantamento de construções irregulares situadas na APP (Área de Preservação Permanente) do local.

Publicidade


Já no dia 24, o trabalho de fiscalização de pesca foi na represa da Usina Hidrelétrica de Chavantes, em Ribeirão Claro e Carlópolis. Ao todo, 24 pescadores amadores e cinco pescadores profissionais receberam as orientações da equipe. Também foram apreendidos aproximadamente 1.000 metros de redes de pesca que estavam instalados na represa de forma irregular e sem identificação.


As próximas vistorias ocorrerão em maio nos outros dois reservatórios da região: a represa da Usina Hidrelétrica de Ourinhos, em Ribeirão Claro e Jacarezinho, e a represa da Usina Hidrelétrica de Salto Grande, em Jacarezinho e Cambará.

Publicidade


Imagem
Homem é multado em R$ 6 mil por ter pássaros silvestres em casa em Rolândia
Um homem, morador de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina), foi multado em R$ 6 mil por manter 12 aves silvestres em cativeiro sem a devida licença dos órgãos ambientais. A investigação aconteceu nesta terça-feira (30).

Vistorias aéreas 

Junto às ações de fiscalização aquática, o escritório regional do IAT de Jacarezinho efetuou uma série de vistorias aéreas usando o helicóptero exclusivo do órgão. As ações foram em conjunto com o Ministério Público do Estado do Paraná nos dias 16, 17, 18 e 24 de abril nos municípios de Jacarezinho, Barra do Jacaré, Tomazina, Pinhalão, Jaboti e Ibaiti.

Publicidade


Durante o monitoramento, os técnicos do instituto sobrevoaram 12 aterros sanitários, cinco áreas de disposição de resíduos de construção civil e três locais com alertas de desmatamento emitidos pelo MapBiomas, além da identificação de outros pontos de supressão da vegetação.


Também foram vistoriadas áreas de mineração, loteamentos clandestinos em áreas rurais e ocupações irregulares em APPs. Por fim, foi feito o sobrevoo das UCs (Unidades de Conservação) contempladas pelo núcleo regional, com foco na avaliação anual dos critérios para o recebimento do ICMS Ecológico por Biodiversidade nos espaços.

Publicidade


“Por meio do monitoramento aéreo, conseguimos vistoriar uma grande área em um espaço de tempo pequeno, reprimindo de forma ágil e precisa qualquer indício de degradação ambiental na região. Hoje, o núcleo regional de Jacarezinho não possui nenhum ponto de desmate apontado pela plataforma Mapbiomas pendente de fiscalização”, destaca o chefe do núcleo regional.


Como ajudar

A denúncia é a melhor forma de contribuir para minimizar cada vez mais os crimes contra a flora e a fauna silvestres. O principal canal do Batalhão Ambiental é o Disque-Denúncia 181, que possibilita uma análise e verificação in loco de todas as informações recebidas do cidadão.


No IAT, a denúncia deve ser registrada junto ao serviço de Ouvidoria, disponível no Fale Conosco, ou nos escritórios regionais. É importante informar a localização e os acontecimentos de forma objetiva e precisa. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem realizar o atendimento.


Imagem
Ônibus "rampa" faixa elevadas na avenida Maringá, em Londrina, e seis passageiros ficam feridos
Um ônibus se envolveu em um acidente após "rampar" uma travessia elevada sem sinalização na avenida Maringá, em Londrina, nesta quinta-feira (2)
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade