Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entre segunda e quarta

Oriónidas: observe a chuva de meteoros do rabo do cometa Halley

Luís Fernando Wiltemburg - Grupo Folha
19 out 2020 às 18:53
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Atenção, amantes da astronomia: este é o momento para observar os meteoritos do cometa Halley. A chuva de meteoros Oriónidas, que ocorre entre os dias 4 de outubro a 14 de novembro, tem seu pico entre as madrugadas desta segunda (19) e quarta-feira (21) e a posição de seu radiante (o "ponto de origem no céu”), as condições climáticas e até a fase da lua tornam o momento ideal para observação.


O nome Oriónidas – ou, também, Oriónidos - vem do radiante destes meteoros, que é a constelação de Órion, explica o coordenador do Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina), Miguel Fernando Moreno. "Este é o ponto de referência. Se olhar, parece que estão vindo daquela constelação, que é fácil de reconhecer porque é onde estão as Três Marias”, explica. Mas ele alerta que, quanto maior o campo de visão, maior a possibilidade de ver os meteoros caindo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além do ponto de referência para começar a observar, a fase da lua também ajuda. Isto porque, quanto menor a iluminação, mais fácil se torna a observação. "A lua é uma fonte de ‘poluição luminosa’. Na lua cheia, quase não conseguimos ver estrelas, devido à luminosidade. Como estamos saindo da lua nova, começando a crescente, ficamos toda a noite e madrugada sem ter a luz da lua para atrapalhar a observação”, explica o coordenador do Gedal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Início das obras

Pista da 445 em Tamarana será bloqueada a partir de segunda para obras de viaduto

Imagem de destaque
Carros descobertos

Justiça manda retirar veículos do pátio da delegacia de Palmital para evitar dengue

Imagem de destaque
Veja as regras de colheita

Começa no dia 1° de abril a temporada 2024 do pinhão no Paraná

Imagem de destaque
Em Curitiba

Homem que cortou corda de trabalhador ameaçou funcionários no prédio no PR


Ponto máximo

Embora a chuva de Orinónidas tenha começado no início de outubro, estamos nos aproximando do ponto máximo, quando há mais meteoros "caindo”. A compreensão desta dinâmica é facilitada quando compreendemos o que é uma chuva de meteoros – e o que eles são.
Os meteoros são fragmentos de cometas, pedras gigantes de "gelo sujo”, que se desprendem à medida que o cometa derrete. Isto forma a cauda do cometa. "É semelhante a um caminhão de terra desprotegida, que vai caindo do veículo e formando um rastro. Os cometas são a mesma coisa: à medida que fazem sua órbita, vão deixando a sujeira”, compara Moreno.

Publicidade


Quando a órbita da Terra cruza a de um cometa, estes fragmentos acabam entrando na atmosfera. Com o atrito com o ar, eles se incineram e tomam a aparência de uma estrela caindo.


No rastro de Halley


Embora uma chuva de meteoros seja um fenômeno relativamente comum, as Oriónidas chamam a atenção porque sua origem está na órbita do cometa Halley. Por ano, a Terra cruza a órbita do cometa duas vezes. A primeira ocorre entre abril e maio, durante a chuva dos Eta Aquarídeos – o nome vem do radiante na constelação de Aquário.


Além do amplo campo de visão – por isso, a observação de meteoros não deve adotar equipamentos como lunetas, adequadas à observação de planetas e estrelas -, Moreno orienta a procurar o local mais escuro possível, entre as 3h e 4h, e evitar o uso de aparelhos celulares. "Os olhos têm de estar o mais acostumado possível à escuridão. As telas são emissoras de luminosidade e, mesmo na menor intensidade, atrapalham”, explica.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade