Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Novidade

Paraná recebe nova sequência numérica de placas de veículos

Agência Estadual de Notícias
06 set 2020 às 12:49
- Reprodução/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a ter uma sequência disponibilizada para placas veiculares, após a substituição das antigas placas amarelas pelas placas cinzas. Em 20 de fevereiro de 1990 foram concedidas as sequências de AAA-0001 a BEZ-9999. No entanto, depois de 30 anos as combinações de letras e números estão esgotando. Por isso, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) solicitou ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) uma nova sequência alfanumérica, que já foi disponibilizada para atender a demanda.


Esta sequência segue a faixa de placas RHA-0001 a RHZ-9999, o que equivale a quase 260 mil novas placas que, somadas com a faixa que existe atualmente, garantem ao Estado em torno de meio milhão de placas, a serem utilizadas em veículos novos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"É tradicional do paranaense ter uma placa de veículo começando com as letras A e B, já são 30 anos usando estas combinações e é natural que uma hora iam se esgotar”, comenta o diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita. "O importante é termos esta nova sequência para que possamos continuar emplacando veículos”, finaliza.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em Curitiba

Homem que cortou corda de trabalhador ameaçou funcionários no prédio no PR

Imagem de destaque
Saiba quais

Vacinação contra a dengue vai ser ampliada para mais 17 municípios da região de Apucarana

Imagem de destaque
Sexta-feira Santa

Confira o funcionamento dos órgãos públicos estaduais com o feriado de Páscoa

Imagem de destaque
Menos desigual

Curitiba é a capital mais igualitária do país, e Porto Velho, a mais desigual


A identificação de um veículo é feita por meio das placas dianteira e traseira, que obedecem padrões estabelecidos pela legislação de trânsito – cada tipo de veículo, por meio de sua categoria, utiliza uma placa de cor diferente.

Publicidade


Cada estado da federação recebeu, ao longo dos anos, uma ou mais sequências alfanuméricas disponibilizadas pelo Denatran. A combinação de letras e números formam uma única placa que, uma vez disponibilizada ao veículo, deixa de existir quando baixado em definitivo. A substituição de uma placa com nova sequência a um veículo já emplacado só ocorre quando for constatado crime de clonagem.


A Resolução 45, de 21 de maio de 1998, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabeleceu o Sistema de Placas de Identificação de Veículos, disciplinado pelos Artigos 115 e 221 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Em dezembro de 2018, entrou em vigor no Paraná as placas do modelo Mercosul, atendendo a determinação do Denatran, por meio da Resolução 729/2018 do Contran, que atorna obrigatória na aquisição de novos veículos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade