Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Trabalho preventivo

Pesquisa técnica sobre coronavírus é apresentada em Maringá

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 jul 2020 às 18:37
- Mileny Melo/PMM
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pesquisa técnica sobre coronavírus foi apresentada na tarde desta quinta-feira (16), no auditório Helio Moreira, no Paço Municipal. Foram feitos 950 testes rápidos durante dois meses, numa parceria entre a prefeitura, UEM (Universidade Estadual de Maringá), Uningá e Unicesumar.

O resultado mostrou informações e números sobre contágio, sintomas, perfil e hábitos de moradores de toda a cidade. "É momento de realização de um profissional da Saúde", avalia secretário de Saúde, Jair Biato. "São os técnicos e políticos trabalhando juntos para salvar vidas em Maringá".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Profissionais que trabalharam na pesquisa apresentaram dados e atenderam a imprensa. Entre as informações importantes estão que prevalência do coronavírus indica que em certos períodos do levantamento, para cada uma pessoa positivada, haveria outras seis que não foram testadas, mas tem a doença. Também que haveria um infectado a cada 105 habitantes, considerando população de 423,6 mil habitantes em Maringá.

Leia mais:

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça nega pedido de prisão domiciliar de bolsonarista que matou petista no Paraná

Imagem de destaque
Por mais de 10 quilômetros

Departamento de Estradas de Rodagem abre edital para obra da duplicação da rodovia entre Arapongas e Sabáudia

Imagem de destaque
Danos

IAT aplica R$ 40,2 milhões em multas por danos ambientais no 1º trimestre de 2024

Imagem de destaque
Assista ao vídeo

FAB intercepta aeronave com cocaína em Londrina; piloto é preso no interior de SP


Além disso, foram mostrados perfil dos moradores participantes da pesquisa: 61% de mulheres e 39% de homens, entre crianças e idosos; 90,7% têm cartão do SUS, 77,3% frequentam Unidade Básica de Saúde, 60,9% têm plano de saúde, uma média de 3,05 morador por residência, também dados sobre sintomas recentes, doenças pré-existentes, relação prevenção e contágio, entre outros.


A pesquisa faz parte de grupo de medidas técnicas tomadas pela prefeitura desde começo da pandemia no Brasil. O que ajudou a colocar Maringá como exemplo no Paraná de prevenção contra a doença. Nem cidades brasileiras de porte maior fizeram trabalho técnico como a pesquisa apresentada nesta quinta-feira (16). Os dados serão usados em ações de prevenção contra coronavírus na cidade.

Participaram do evento o secretário de Gestão, Clovis Melo, chefe de Gabinete, Domingos Trevisan, vereador Alex Chaves, vice-reitor da UEM, Ricardo Dias, alunos e professores das três universidades, imprensa, entre outros. Apresentações foram feitas pelos professores da UEM, Denis Bertolini, Oseias Martinucci e Daniele Granzotti.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade