Prazo para pagamento de IPVA começa a vencer no dia 23 de janeiro

por Isabella Alonso Panho* - estagiária
   

O vencimento da parcela única ou da primeira parcela do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) será dos dias 23 a 29 de janeiro, conforme a placa do veículo. O calendário dos vencimentos pode ser consultado através deste link.

Assim como nos anos anteriores, o desconto para pagamento à vista será de 3% e o contribuinte poderá optar pelo pagamento em até três prestações.

No mesmo prazo, vence o pagamento do seguro DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres), no valor de R$ 16,21 para automóveis e R$ 84,58 para motocicletas.

A partir de janeiro de 2020, os proprietários de veículos não receberão mais pelo Correio as guias para pagamento do IPVA. Segundo informações prestadas pela Agência de Notícias do Paraná, o Estado espera economizar 8 milhões de reais com a medida.

Para pagar o tributo, os contribuintes terão duas opções. Poderão tanto comparecer a qualquer uma das agências dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Banco Cooperativo do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi e Banco Rendimento) apenas com o Renavam do veículo quanto gerar as guias para pagamento diretamente no site da Fazenda Estadual.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.