Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em Maringá

Primeiro caso de detento com Covid-19 é registrado no PR

Katna Baran - Folhapress
20 mai 2020 às 18:48
- Reprodução/Google Maps
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um homem de 33 anos, que cumpre pena de regime semiaberto na penitenciária de Maringá, norte do Paraná, é o primeiro infectado pelo novo coronavírus no estado.

Ele apresentou febre leve dias depois de retornar de uma saída temporária, no dia 4 de maio. Encaminhado para a rede pública de saúde, foi avaliado por médicos e atualmente está em prisão domiciliar. O resultado positivo do teste saiu no último domingo (17).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), o homem foi infectado em casa, já que outros familiares também foram diagnosticados com a Covid-19.

Leia mais:

Imagem de destaque
Santo das causas impossíveis

Festa de Santo Expedito será promovida neste sábado e domingo em Apucarana

Imagem de destaque

Rompimento de adutora afeta abastecimento em bairros de Apucarana

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Ataque de fúria

Durante espera por atendimento, mulher destrói computadores de unidade de saúde de Rolândia


Outros 12 detentos que tiveram contato com o homem também estão cumprindo um período de quarentena preventiva até o dia 29 de maio em alojamentos isolados e sem contato com os demais detentos da unidade.

Publicidade


Nenhum deles apresentou sintomas da doença e, de acordo com o Depen, até o momento, não há necessidade de realizar exames para detectar a Covid-19.


O sindicato dos policiais penais do estado reclama de problemas como a falta de triagem do regime semiaberto do estado quando retornam ao sistema. Segundo a entidade, em ao menos uma das unidades, após as saídas de finais de semana, os detentos permanecem juntos em um alojamento por sete dias.

Publicidade


O Depen informou, no entanto, que novos detentos que saem e retornam às penitenciárias são colocados em locais separados, onde permanecem em isolamento pelo período de 14 dias, como recomendado pelas autoridades sanitárias.


Não há registros oficiais do novo coronavírus em agentes penitenciários do estado.

Publicidade


Nesta quarta-feira (20), foi descartada a hipótese de morte por Covid-19 de outro detento que estava no Complexo Médico Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.


O hospital informou que o exame de Creomar Vieira Santana, de 20 anos, resultou negativo para o vírus. O jovem chegou no local já entubado no sábado (16), após dores abdominais e uma parada cardíaca. Ele faleceu nesta terça-feira (19) e a suspeita era de Covid-19.

Como medidas de segurança, o enterro foi realizado com o caixão lacrado e de forma rápida, com duração de apenas dez minutos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade