Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vai para o litoral?

Resolução restringe circulação de veículos na Estrada da Graciosa

AEN-PR
29 dez 2020 às 14:33
- José Fernando Ogura/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As Secretarias de Estado da Segurança Pública (SESP) e da Saúde (SESA) restringiram a circulação de veículos na Estrada da Graciosa sentido Quatro Barras ao Litoral. A restrição acontece no trecho entre o Portal da Graciosa até o Trevo São João da Graciosa, no período de 30 de dezembro de 2020 até 03 de janeiro de 2021, das 09 horas às 16 horas. A resolução conjunta que estabeleceu tais restrições tem ação preventiva, em apoio ao Governo do Estado, tendo em vista o crescente número de veículos que circulam na região nesta época do ano.


Para o Secretário de Estado da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, a medida é importante devido às aglomerações ocorridas na descida da serra, na beira dos rios, principalmente às margens dos rios São João e Nhundiaquara. "Com a prorrogação do decreto que limita a circulação de pessoas, continua valendo a orientação da não aglomeração, do uso de máscara e, naquela região, observamos que os espaços são pequenos e muito procurados pelos turistas, o que acaba agrupando pessoas e pode contribuir para a propagação da doença”, explicou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A medida vai nos auxiliar a diminuir a utilização da estrada, que por vezes possa ser um ponto de concentração de pessoas. Sabemos que muitas famílias, grupos de amigos descem ao Litoral juntos pela Graciosa e param em pontos da estrada para fazer churrasco ou confraternizar. Com essa medida temporária, evitamos a possibilidade de circulação do vírus também, em razão de eventuais aglomerações que o ponto turístico nos oferece. Precisamos da colaboração de todos, afinal estamos numa pandemia. Quem descer ao Litoral, que faça por outros caminhos neste momento”, esclareceu o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Menos desigual

Curitiba é a capital mais igualitária do país, e Porto Velho, a mais desigual

Imagem de destaque
Bolsa de valores

Sanepar prepara segunda PPP com investimento de quase R$ 3 bi

Imagem de destaque
Preservação da mata atlântica

Ministério Público quer anular licença ambiental concedida a terminal de contêineres em Pontal do Paraná

Imagem de destaque
Reunião com 200 pessoas

Governo do Paraná e setor privado discutem propostas para o Plano Safra


Também foi levado em consideração a análise da Defesa Civil sobre as atuais condições climáticas, com possibilidades de chuvas intensas nesta época do ano na região. Se ocorrer, pode haver enxurradas, alagamentos, tornando o trânsito perigoso na via.

Publicidade


EXCEÇÕES


A medida, no entanto, não se aplica para veículos de emergência, veículos dos moradores dos municípios de Quatro Barras, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba. Além disso, será permitida a passagem de veículos de entregas para moradores dos municípios da região, os quais deverão comprovar essas situações.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, Coronel Fernando Schunig a região do litoral, historicamente sofre com as chuvas no período de verão. "Morretes e Antonina são regiões montanhosas com uma formação geológica que apresenta riscos e histórico de deslizamentos graves, inclusive com óbitos registrados. Dessa forma, não se pode afirmar que o risco não existe, e com a possibilidade de novas pancadas de chuva, existe a probabilidade de uma elevação do nível de risco da região. Ressalto ainda que o atual momento é de intenso tráfego por ali e a necessidade de salvaguardar vidas dos paranaenses e turistas que transitam pelo local pede uma medida protetiva, devido às atuais condições.”


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade