Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Coronavírus

Sem médicos, detento cuida de 20 com suspeita de Covid-19 em prisão da Lava Jato

Katna Baran - Folhapress
24 abr 2020 às 08:19
- Divulgação/Sesp
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sem médicos e com os policiais receosos de contrair o novo coronavírus, um detento está encarregado de cuidar de 20 colegas com suspeita de Covid-19 no CMP (Complexo Médico Penal), em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

O presídio ficou conhecido por abrigar alguns detidos da Lava Jato como o ex-deputado Eduardo Cunha e o ex-ministro José Dirceu, mas atualmente não acolhe mais nenhum detento da investigação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os detentos com sintomas de Covid-19 –os testes de confirmação ainda não foram realizados– estão confinados numa ala da prisão e dois de confiança da chefia do presídio foram liberados para cuidar dos doentes, de acordo com o Sindarspen (Sindicato dos Policiais Penais do Paraná).

Leia mais:

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Três novas unidades

Arapongas e mais duas cidades ganham usinas solares da Copel

Imagem de destaque
Campanha Abril Azul

Em 15 dias, mais de 1,4 mil Carteirinhas do Autista foram emitidas no Paraná

Imagem de destaque
Aumento da eficiência

Especialistas defendem necessidade de investimentos em ferrovias no Paraná


"O que acontece é que este mesmo responsável se movimenta entre o hospital e o Complexo Médico Penal, sem nenhum cuidado e podendo contaminar os demais do CMP. Estamos esperando o pior", relatou um dos policiais via sindicato.

Publicidade


A prisão tem 14 médicos, mas apenas quatro estão trabalhando atualmente, segundo ofício assinado pelo diretor da entidade, do dia 17 de março. Os demais estão afastados por diversas razões, como licença médica remunerada, exoneração por faltas e dispensa por idade.


A gravidade da situação não passou despercebida pelo TJPR (Tribunal de Justiça do Paraná) que, por meio do GMF (Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário), solicitou informações à Corregedoria dos Presídios de Curitiba.

Publicidade


Em documento do dia 15 de abril, o GMF alerta sobre a falta de equipamentos de proteção para o combate ao novo coronavírus e a impossibilidade de fazer isolamento social na estrutura.


O órgão do TJ informa também que há "diversos portadores de tuberculose no local", o que pode agravar ainda mais a emergência sanitária. Os detidos foram proibidos de receber objetos de familiares, segundo o grupo.

Publicidade


De acordo com o Sindarspen, uma visita de técnicos da saúde é esperada para verificar a situação e dar orientações aos agentes penitenciários. "Não temos nem orientação sobre como devemos proceder. Houve promessa da visita de técnicos da saúde, mas isso não se concretizou", denuncia um policial também via sindicato.


Situações que colocam em risco a saúde de detentos e policiais são registradas também em outros os presídios do Paraná, segundo o Sindarspen. Agentes penitenciários relatam falta de álcool em gel, de termômetros, movimentação de forma indevida e manutenção de trabalhos dentro e fora das unidades.

Publicidade


Depois de um pedido do Conselho da Comunidade da Comarca de Região Metropolitana de Curitiba, detentos de penitenciárias e cadeias públicas do Paraná estão produzindo equipamentos de proteção para uso dos próprios detentos e dos funcionários das unidades.


Até o dia 15, segundo o governo, foram produzidas cerca de 69.000 máscaras, 5.200 jalecos, 1.700 máscaras de acetato e 2.000 peças para hospitais, como lençóis, fronhas, uniformes, toucas e pijamas. Cerca de 200 detentos trabalham na confecção, de acordo com o departamento penitenciário, em 17 penitenciárias e duas cadeiras públicas do estado.


Apesar da boa ação, segundo o Sindarspen, as máscaras produzidas nas penitenciárias estaduais de Foz do Iguaçu e Maringá se revelaram inadequadas por causa do tamanho pequeno e até potencialmente perigosas por falta de higienização.

Procurados pela reportagem nesta quarta-feira (22), o Departamento Penitenciário do Paraná e a Secretaria de Segurança Pública do estado ainda não se manifestaram.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade