TC divulga índices de transparência no combate à pandemia no PR

por Guilherme Marconi/Grupo Folha
   
Rovena Rosa/Agência Brasil

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná avaliou os portais da transparência dos poderes Executivos estadual e municipais quanto às ações voltadas ao enfrentamento da pandemia decorrente do novo coronavírus. Os critérios são determinados por uma nova versão do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) - indicador desenvolvido pelo TC-PR em 2018 - inteiramente dedicada ao problema do novo coronavírus.

Enquanto as prefeituras atenderam, em média, a 60,7% dos critérios fixados pelo órgão de controle, o desempenho atingido pelo governo estadual foi de 65,25%. Somente quatro municípios alcançaram o índice de 100% na aferição - Cianorte, Maringá, Pato Bragado e Pinhais - e 187 tiveram pontuação acima da média citada - entre eles, Londrina, com 93,25%, e Curitiba, com 92%.

Boletim municipal: Mais três mortes por Covid-19 são registradas em Londrina; 110 novos casos

Finalmente, o pior resultado foi identificado em Nova Aliança do Ivaí: 16,25%. Os dados completos da pesquisa - com ranking, relatório final e análise integral - podem ser conferidos neste link. Eles também foram apresentados no Fórum de Controle Social, evento on-line realizado pelo tribunal.

Entenda mais detalhes sobre o ranking na Folha de Londrina.

Conteúdo relacionado: