Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Covid-19

Volta às aulas durante a pandemia requer atenção, alerta infectologista

Simoni Saris - Grupo FOLHA
18 out 2020 às 20:12
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Parte dos estabelecimentos de ensino privados do Norte do Paraná volta a receber estudantes a partir desta segunda-feira (19). As escolas estavam fechadas para aulas presenciais desde março, quando as atividades foram suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus. A retomada acontece mediante liminar concedida ao Sinepe/NPR (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Norte do Paraná) pelo TJ-PR (Tribunal de Justiça do Estado), mas infectologista lembra que a pandemia ainda está em curso e alerta que caberá aos pais e educadores a tarefa de orientar e cobrar dos alunos o cumprimento das medidas sanitárias contra a Covid-19.


O médico infectologista Arilson Morimoto destaca que em cada faixa etária existem dificuldades de adesão às normas de segurança. Entre os pequenos, falta discernimento para compreenderem a gravidade da situação, o que demanda atenção extra dos pais e, principalmente, dos professores para que as máscaras fiquem sempre sobre o nariz e a boca, as mãos sejam constantemente higienizadas e o distanciamento entre os coleguinhas seja mantido, evitando o contato físico.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre os adolescentes, embora já tenham capacidade para compreenderem os riscos da doença, a dificuldade é convencê-los a adotar um comportamento seguro. "Eles conseguem saber o que é certo e errado, mas o problema é que se acham invencíveis, não acreditam que serão infectados. A obediência às regras vai depender muito de como foram criados”, ressaltou o infectologista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Menos desigual

Curitiba é a capital mais igualitária do país, e Porto Velho, a mais desigual

Imagem de destaque
Bolsa de valores

Sanepar prepara segunda PPP com investimento de quase R$ 3 bi

Imagem de destaque
Preservação da mata atlântica

Ministério Público quer anular licença ambiental concedida a terminal de contêineres em Pontal do Paraná

Imagem de destaque
Reunião com 200 pessoas

Governo do Paraná e setor privado discutem propostas para o Plano Safra


O médico lembrou ainda que apesar de adoecerem menos, crianças e jovens são carregadores de vírus e podem transmiti-lo para os pais e avós. "Eles estão entrando em contato com pessoas diferentes. Epidemiologicamente, quem não convive com você é considerado pessoa estranha.”

Publicidade


As exigências desse novo momento, porém, podem servir como aprendizado às crianças e aos jovens, apontou Morimoto. "Por mais que os pais queiram protegê-los, eles têm que aprender que o mundo não é tão fácil, que impõe regras e eles têm que entender essas regras e compreender que é preciso manter o distanciamento, tomar as medidas de proteção e que têm que ser cuidadosos nas brincadeiras”, orientou o médico.


Além do papel de educar, às escolas caberá ainda cuidar para que as salas de aula estejam sempre arejadas, reduzir o número de alunos por turma, disponibilizar álcool gel e cobrar o uso de máscaras. "O problema é que tanto os jovens quanto os adultos já estão cansados dessa rotina complicada, meio chata, e a tendência é relaxar. Mas as medidas devem ser mantidas”, disse Morimoto. "A gente estava preparado para correr uma corrida de cem metros, mas já estamos correndo uma maratona”, comparou.


Continue lendo na FOLHA.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade