Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Diz projeto

Agressores vão ter de indenizar vítimas de violência doméstica

Pepita Ortega - Agência Estado
12 abr 2019 às 13:30
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 11, um projeto de lei que determina que vítimas de violência doméstica recebam dos agressores indenização por dano moral. A proposta amplia a Lei Maria da Penha e agora segue para o Senado.


No texto inicial do PL 1380/2019, o deputado Junior Bozzella (PSL/SP) coloca que a vítima tem direito a receber a indenização "para ter meios de cuidar de sua saúde, dos traumas e até mesmo para ajudar na reconstrução de sua vida".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O projeto foi apresentado ao plenário no dia 12 de março e tramitou com urgência na Câmara a pedido do deputado. A relatora da proposta, Maria do Rosário (PT-RS), destacou que o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é de que a violência domestica e familiar "ataca o direito da personalidade da mulher, acarretando dano presumido".

Leia mais:

Imagem de destaque
No Rio de Janeiro

Bolsonaro exalta Musk, e ato eleva ataques a Moraes e Pacheco com retórica sobre trama golpista

Imagem de destaque

Após decisão judicial, Comissão Processante vai esperar alta médica para ouvir Mara Boca Aberta

Imagem de destaque
Incentivo para participar das eleições

TRE-PR e Câmara de Londrina se unem para incentivar participação nas eleições

Imagem de destaque
Segunda discussão

Câmara de Londrina aprova espaço para agentes de endemias nas UBSs


A deputada propôs a retirada dos valores da indenização que foram definidos na redação inicial do projeto - de seis a cem salários mínimos. Em sua avaliação, eles não são adequados, uma vez que há casos "gravíssimos", como feminicídios, que implicariam o pagamento de um montante superior.

O substitutivo proposto pela relatora e aprovado como redação final do projeto estabelece ainda que o juiz poderá determinar que o agressor deposite a quantia em juízo, como caução por perdas e danos morais e materiais decorrentes da prática de violência doméstica. O objetivo é garantir o pagamento da indenização.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade