Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
2º nome barrado em Londrina

Barbosa Neto tem candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral

Guilherme Marconi - Grupo Folha
25 out 2020 às 19:42
- Gustavo Carneiro/arquivo FOLHA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dois dos 10 candidatos a prefeito de Londrina tiveram o registro de candidatura indeferidos em Londrina. Em decisão proferida neste domingo (25), o juiz Mauricio Boer, da 41ª zona eleitoral de Londrina, julgou procedente o pedido de impugnação do candidato Barbosa Neto (PDT). Cabe recurso no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).


O pedido de inelegibilidade foi feito pelo Ministério Público com base de irregularidades nas contas consideradas insanáveis quando o candidato ocupava o cargo de prefeito do município. Trata-se do convênio firmado com a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento no valor de R$ 78 mil referente ao exercício financeiro de 2010/2011. Ou seja, o processo, segundo o juiz, já teria sido transitado e julgado no Tribunal de Contas do Paraná. "De fato, se não houve o cumprimento do objeto do convênio, nem a devolução integral dos valores recebidos é inegável que a 'a utilização inadequada dos mesmos pelo ente recebedor' na expressão usada pelo TC, e que é o mesmo que má gestão ou aplicação irregular do dinheiro público" escreveu Boer.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os demais itens argumentos usados pelo Ministério Público referentes ao indeferimento sobre a questão de filiação do candidato ao PDT ou sobre o processo de cassação dele na Câmara Municipal em 2012 foram julgados improcedentes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Com passaporte retido

PF vai investigar permanência de Bolsonaro na embaixada da Hungria após operação

Imagem de destaque
Em operação da PF

Bolsonaro se escondeu na embaixada da Hungria após ter passaporte apreendido, diz NYT

Imagem de destaque
Ronnie Lessa

Mandantes de assassinato de Marielle prometeram lotes para executor do crime

Imagem de destaque
1ª turma

Turma do STF forma maioria para manter prisão de suspeitos de mandar matar Marielle


OUTRO LADO

Em nota, a defesa de Barbosa Neto diz que recebeu com surpresa a decisão do juiz da 41ª Zona Eleitoral de Londrina. "Primeiro, porque a desaprovação de contas de convênio já foi julgada pelo TRE/PR quando foi candidato a deputado federal, ocasião em que foi afastada qualquer hipótese de inelegibilidade. Segundo, pois a condenação referente ao curso oferecido a guarda municipal ainda pende de julgamento pelo Tribunal de Justiça do Paraná e não pode ser levada em consideração para estas eleições de 2020. Infelizmente, a sentença está equivocada e será objeto de recursos pela defesa de Barbosa Neto", escreveu advogado Jordan Rogatte, que atua na defesa do ex-prefeito.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade