Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Telemedicina

Bolsonaro veta uso irrestrito de receitas digitais durante crise do coronavírus

- Antonio Cruz - Agência Brasil
Ricardo Della Coletta e Natália Cancian - Folhapress
16 abr 2020 às 11:11
Publicidade
Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro vetou, na lei que autoriza a telemedicina durante a crise do novo coronavírus, um trecho que permitia o amplo uso de receitas digitais enquanto durar a pandemia.

O dispositivo barrado por Bolsonaro permitia "receitas médicas apresentadas em suporte digital, desde que possuam assinatura eletrônica ou digitalizada do profissional que realizou a prescrição".

Publicidade
Publicidade


O veto foi defendido pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia) e pela SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde), sob o argumento de que a redação, ao não especificar requisitos de segurança para as prescrições eletrônicas, abria brecha para fraudes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

TSE aprova lista tríplice de juízes para corte que julgará Moro; nome será escolhido por Lula

Imagem de destaque
Textos já estão em tramitação

Presidente da Câmara de Londrina garante agilidade para discutir projetos do Plano Diretor

Imagem de destaque
Sintomas graves

Marina Silva é diagnosticada com covid-19 pela terceira vez

Imagem de destaque
'Não há tempo hábil'

Novo presidente do TRE adia julgamento de Sergio Moro


Nas razões do veto, o governo alega "risco sanitário à população", uma vez que o projeto aprovado no Congresso iguala um documento eletrônico de "fácil adulteração" à assinatura digital com certificados do sistema ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

Publicidade


Para o Planalto, isso "poderia gerar o colapso no sistema atual de controle de venda de medicamentos controlados, abrindo espaço para uma disparada no consumo de opioides e outras drogas do gênero, em descompasso com as normas técnicas de segurança e controle da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária)".


As entidades representativas que pediram o veto vão na mesma linha e argumentam que apenas a assinatura eletrônica com certificado ICP-Brasil garante a autenticidade do documento.

Publicidade


A emissão de receitas e atestados médicos à distância já é autorizada por portaria publicada em março pelo Ministério da Saúde.


A norma, no entanto, prevê que esses documentos precisam estar certificados pelo sistema do ICP-Brasil ou terem outros mecanismos de segurança. Entre eles, possuírem dados "de modo que qualquer modificação posterior possa ser detectável".

Publicidade


A portaria também exige, como alternativa, os seguintes requisitos para o documento digital ser aceito: "identificação do médico; associação ou anexo de dados em formato eletrônico pelo médico; e ser admitida pelas partes como válida ou aceita pela pessoa a quem for oposto o documento".


A regra do Ministério da Saúde também determina que a prescrição à distância deve seguir requisitos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que prevê necessidade de assinatura digital com ICP-Brasil para medicamentos controlados antimicrobianos e para aqueles que exigem receita em duas vias.


Bolsonaro realizou outro veto na lei. O presidente retirou do texto dispositivo que passava ao CFM (Conselho Federal de Medicina) a responsabilidade de regulamentar a telemedicina após o fim da pandemia. O argumento do governo é que a regulamentação posterior precisa ser feita em lei.

Procurado, o CFM afirmou que vai analisar o veto e encaminhar ao Congresso sua argumentação para derrubada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade