Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Deputados citam Constituição para justificar voto contrário ao Fundeb

Guilherme Marconi - Grupo Folha
23 jul 2020 às 09:08
- Divulgação/Câmara dos deputados
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sete deputados da base fiel ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foram os únicos que votaram contra a proposta que aumenta os recursos do governo federal para a educação, fortalecendo o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação​).

Entre os contrários estão dois parlamentares paranaenses: Filipe Barros (PSL) e Paulo Martins (PSC). Na terça-feira (21), a Câmara dos Deputados aprovou com 449 votos favoráveis em dois turnos a PEC que prevê mais que o dobro de gastos da União na educação básica, passando a complementação dos atuais 10% para 23%. O resultado foi considerado uma derrota do governo, que passou a se empenhar nas negociações praticamente às vésperas da votação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O deputado federal Paulo Martins disse que é a favor da existência do Fundeb, mas alegou discordar da forma como a proposta foi apresentada na tramitação por meio de uma PEC na Câmara. "Acredito que essa proposta é muito centralizadora. Acredito que é preciso descentralizar. O Brasil é muito desigual e essa proposta engessa um tanto dos recursos", afirmou ele à FOLHA.

Leia mais:

Imagem de destaque
Incentivo para participar das eleições

TRE-PR e Câmara de Londrina se unem para incentivar participação nas eleições

Imagem de destaque
Segunda discussão

Câmara de Londrina aprova espaço para agentes de endemias nas UBSs

Imagem de destaque
Vereadora foi internada na quarta

Juiz concede liminar e suspende audiências da CP que apura denúncia contra Mara Boca Aberta

Imagem de destaque
Decisão polêmica

Professor foi deixado de lado no processo educacional, diz especialista sobre uso do ChatGPT em SP


O deputado criticou ainda a fixação de verba na educação por emenda à Constituição. "Acho que isso não é matéria para estar na Constituição, que é uma carta de princípios. Ela já é demasiadamente detalhada no Brasil e isso acaba gerando alta judicialização. Até então esse assunto era tratado com lei complementar. Meu posicionamento não é em repúdio ao Fundeb, longe disso", argumentou Martins.

Continue lendo esta matéria na Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade