Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Manobra

Discussão do fim dos fogos de artifícios é adiada para 2020 em Arapongas

Rodolfo Salloum - Estagiário*
12 dez 2019 às 15:52
- Divulgação/Câmara de Arapongas
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Câmara de Vereadores de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) adiou a votação do projeto de lei que prevê a proibição da queima de fogos de artifício com ruído na cidade para 2020 apesar da pressão de protetores de animais e de um grupo de mães de autistas. A decisão foi tomada nesta quinta-feira pela Comissão de Constituição e Justiça, gerando questionamentos por parte dos defensores do projeto, principalmente por conta da chegada do final de ano, quando barulhos emitido pelos rojões podem provocam vários problemas e danos.

De acordo com a presidente da OPAA (Organização Protetora de Animais de Arapongas), Meire Farias, a retirada do projeto da votação ainda neste ano é um desrespeito aos 5.050 araponguenses que assinaram uma petição cobrando uma lei proibindo a utilização dos artefatos com ruídos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"É um retrocesso para Arapongas esse adiamento, cidades maiores como Londrina, já proibiram a utilização desses materiais. Estamos indo na contramão. Nós vamos mobilizar a cidade, mostrando os malefícios desses artefatos para a saúde dos animais, para os autistas e para a população como um todo”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ronnie Lessa

Mandantes de assassinato de Marielle prometeram lotes para executor do crime

Imagem de destaque
1ª turma

Turma do STF forma maioria para manter prisão de suspeitos de mandar matar Marielle

Imagem de destaque
Saiba mais

Lula orienta governo a tratar caso Marielle com sobriedade e a valorizar trabalho da PF

Imagem de destaque
Cenário eleitoral

Pré-candidaturas à Prefeitura sinalizam eleição aberta em Londrina


O vereador Pastor do Mercado (MDB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do legislativo araponguense, alegou que o projeto não foi apreciado devido ao relator não ter colocado em votação, ficando pendente, além de erros durante o processo. Questionado pela reportagem, o vereador respondeu que não foi "manobra" para atender a pressão de empresários ligados ao setor de comercialização de fogos na cidade.

Publicidade


A Prefeitura de Arapongas já havia comprado mais de R$ 50 mil em fogos que serão utilizados na virada de ano. A compra foi divulgada no Diário Oficial do Município no dia 28 de novembro, um dia após a apresentação do projeto único assinado pelos 15 vereadores da cidade.


Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Arapongas informou que ainda não tem conhecimento da lei aprovada, sancionada e regulamentada. "Assim que todos os trâmites burocráticos estiverem finalizados, a prefeitura irá se adequar aos termos da lei, não utilizando mais fogos de artifícios com ruído em nenhum dos seus eventos”, garantiu.

(*Sob supervisão de Fernanda Circhia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade