Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fala do presidente...

'Eu não vou tomar vacina e ponto final, problema meu', diz Bolsonaro

Folhapress
16 dez 2020 às 09:59
- Carolina Antunes/PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro, que já contraiu o novo coronavírus neste ano, repetiu que não vai tomar vacina contra o coronavírus, mas que dará sinal verde à compra e aplicação de todos os imunizantes que forem autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).


Nesse pacote está, inclusive, a Coronavac, a vacina que entrou no meio de uma disputa entre o presidente e o governador paulista, João Doria (PSDB), seu rival político, que anunciou importação, fabricação e até data de imunização de forma independente do governo federal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Eu não vou tomar vacina e ponto final. Minha vida está em risco? O problema é meu", disse o presidente em entrevista ao Brasil Urgente, da Band, nesta terça-feira (15).

Leia mais:

Imagem de destaque
Segunda discussão

Câmara de Londrina aprova espaço para agentes de endemias nas UBSs

Imagem de destaque
Vereadora foi internada na quarta

Juiz concede liminar e suspende audiências da CP que apura denúncia contra Mara Boca Aberta

Imagem de destaque
Decisão polêmica

Professor foi deixado de lado no processo educacional, diz especialista sobre uso do ChatGPT em SP

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


Bolsonaro afirmou que vai liberar R$ 20 bilhões para a compra dos imunizantes e que a vacinação não deve ser obrigatória. "É universal, à disposição de quem quiser. Mas tem que ter responsabilidade. O fabricante fala que não é responsável por efeito colateral nenhum", disse.

Publicidade


Mesmo com a vacina contra a Covid-19 no horizonte, já em aplicação no Reino Unido e nos Estados Unidos e com data para começar no Brasil (caso os testes se mostrem seguros), cresceu a parcela da população brasileira que não pretende se imunizar, segundo pesquisa Datafolha.


Ao todo, 22% dos entrevistados disseram que não pretendem se vacinar, enquanto 73% disseram que vão participar da imunização -outros 5% disseram que não sabem. Pesquisa nacional feita em agosto apontava que apenas 9% não pretendiam se vacinar, contra 89% que diziam que sim.

Publicidade


Um terço dos brasileiros que dizem sempre confiar no presidente Bolsonaro afirmou que não vai se vacinar, enquanto esse número cai para 16% entre os que dizem que nunca confiam no chefe do Executivo.


O presidente repetiu, ainda, que confia em medicamentos que estudos já mostraram que não têm eficácia e podem trazer outros riscos de saúde, como a hidroxicloroquina e a ivermectina. "Salvou minha vida", disse o presidente, que já contraiu o vírus. "E minha mãe de 93 anos tem sempre uma caixa do lado dela."


"Alguns falam que não tem comprovação científica... Eu sei disso, mas não tem contraindicação. Está aí à disposição, pegou, toma", afirmou.
Mesmo com alta de casos e mortes por coronavírus nas últimas semanas, Bolsonaro reafirmou que acredita que a pandemia está no final e que "estamos próximos a uma imunidade de rebanho" –tese rebatida por infectologistas.

O aumento, segundo o presidente, é devido ao final da campanha nas eleições, assim como as pessoas "que se cansaram de ficar em casa".
Bolsonaro também voltou a pedir que os governadores e prefeitos não tornem a quarentena mais rígida. "Não fechem tudo porque se não virá os caos e só Deus sabe o que vai acontecer com o Brasil", disse Bolsonaro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade