Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'Pardal'

Ferramenta digital é canal para denúncias de propaganda irregular nas campanhas em Londrina

Pedro Marconi - Grupo Folha
30 set 2022 às 14:21
- TSE Jus Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Criado em 2014 pela Justiça Eleitoral para receber queixas sobre irregularidades em campanhas, o aplicativo Pardal tem sido muito utilizado em Londrina nas eleições deste ano se comparado com pleitos anteriores. Segundo o promotor eleitoral Ronaldo Braga, cerca de 90% dos processos abertos na cidade envolvendo propaganda irregular chegaram ao conhecimento das autoridades por meio de denúncias no aplicativo. 


“A maior parte das denúncias é de propaganda irregular, santinho irregular, propaganda falsa de candidato, propaganda com metragem irregular. Várias denúncias tiveram decisões judiciais”, citou. O denunciante não é obrigado a se identificar. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente nos celulares pelo Google Play e Apple Store. Até o início desta semana, o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) recebeu 1.193 denúncias pelo aplicativo em todo o Estado. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O poder judiciário tem feito plantão para verificar os relatos deste agosto, serviço que deverá continuar reforçado até a diplomação dos eleitos, marcada para dezembro. “Na denúncia feita no aplicativo a pessoa tira uma foto, coloca no texto onde está a irregularidade, o que identificou. Isso vem imediatamente para a Justiça Eleitoral. Analisamos se a propaganda é regular ou irregular. Sendo regular arquivamos, sendo irregular tomamos providência para regularização”, explicou. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Reajuste

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026

Imagem de destaque
Resumo

TSE interrompe análise de ação contra Moro, e retomará julgamento na terça-feira

Imagem de destaque
Polêmica

Regulação do streaming retoma guerra contra PL das Fake News após reação da oposição

Imagem de destaque
Cassação?

TSE inicia julgamento de ação contra Moro em cenário favorável para senador


COTNINUE LENDO: Em Londrina, Filipe Barros e Boca Aberta tiveram "entreveros" com a Justiça Eleitoral

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade