Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Durante visita em Montevidéu

Lula diz que acordo entre China e Mercosul é possível

Ansa Brasil
25 jan 2023 às 16:45
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quarta-feira (25) em Montevidéu, no Uruguai, que é possível o Mercosul fechar um acordo comercial com a China e que as negociações devem começar somente após o bloco finalizar tratativas com a União Europeia.


A declaração foi dada após o petista se reunir com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e faz referência ao comentário de seu homólogo sobre a necessidade de um Mercosul mais dinâmico.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia também: Lula diz que plano de moeda comum é necessário.


"Disse ao presidente Lacalle, e tenho dito aos meus ministros, que vamos intensificar as discussões e firmar este acordo com a União Europeia para que a gente possa discutir em seguida um possível acordo entre China e Mercosul, e acho que é possível", afirmou o líder brasileiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Histórico

TSE tem duas ministras negras na bancada do plenário pela primeira vez na história

Imagem de destaque
Ministro Marques

Relator libera processos que podem levar Moro à cassação para julgamento no TSE

Imagem de destaque
Texto segue para o Senado

Caso Joca: Câmara dos Deputados aprova PL que exige oferta de serviço para rastrear pets em voos

Imagem de destaque
Intenção de votos

Institutos financiaram quase metade das próprias pesquisas eleitorais


De acordo com Lula, o papel de um presidente "é defender os interesses de seu país, de sua economia e de seu povo". "É certo querer produzir mais e vender mais".

Publicidade


O petista destacou ainda a necessidade de negociações mais profundas sobre o assunto, reunindo técnicos, ministros e presidentes dos países do Mercosul.


"Quero dizer que em relação à chamada inovação ou renovação do Mercosul, estamos totalmente de acordo. O que precisamos fazer para modernizar o Mercosul? Queremos sentar à mesa com nossos técnicos, depois com nossos ministros e, finalmente, com os presidentes, para que a gente possa renovar aquilo que for necessário inovar", completou.

Publicidade


Por fim, Lula reforçou que é preciso primeiro concluir as discussões com Bruxelas para chegar à assinatura do acordo para depois chegar a um tratado com a China.


"Embora o Brasil tenha a China como principal parceiro comercial e tenha um grande superávit com Pequim, queremos coletivamente, como o Mercosul, sentar com nossos amigos chineses para discutir um acordo que beneficie a todos", finalizou.

Publicidade


HOMENAGEM 


Logo após, o presidente do Brasil foi premiado com a medalha "Más Verde" por seus esforços feitos em defesa do meio ambiente. A homenagem foi feita pela prefeitura de Montevidéu.


Na sequência, Lula visitará seu amigo e ex-presidente uruguaio Pepe Mujica.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade