Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em frente à sede da PF

Manifestações em Curitiba marcam um ano da prisão de Lula

Agência Estado
07 abr 2019 às 14:42
- Eduardo Matysiak/Estadão Conteúdo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Manifestantes contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniram no início da manhã deste domingo (7) em Curitiba, no Paraná. Segundo informações divulgadas nas redes sociais, o grupo seguiu em direção à sede da Polícia Federal (PF), onde Lula está preso há exatamente um ano. Lideranças do partido também são esperadas.


O PT e aliados organizaram para este domingo uma manifestação contra a prisão em frente à sede da PF em Curitiba. Às vésperas, o protesto foi liberado com restrições pela Justiça Estadual do Paraná, que desde o dia 21 de fevereiro voltou a proibir "todo e qualquer ato ostensivo de manifestação (pró ou contra Lula)" nas ruas do bairro onde está a PF. Em caráter excepcional, o Tribunal de Justiça autorizou as manifestações nos arredores da PF. A Polícia Militar faz pontos de bloqueios e permite o ato, com algumas restrições.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Polícia Militar tem ordem do desembargador Fernando Paulino da Silva Wolff Filho, do Tribunal de Justiça do Paraná, para prender manifestantes que desrespeitarem a zona delimitada. Antes tranquilo, o bairro virou área de litígio e tensão desde a chegada de Lula. Uma parte dos moradores, a prefeitura e entidades de apoio à Lava Jato pedem a remoção do grupo autointitulado Vigília Lula Livre, que se concentra em um terreno de esquina alugado na frente da PF - onde foram montadas tendas e barracas - e em quatro outros imóveis alugados. Diariamente, os participantes gritam "bom dia", "boa tarde" e "boa noite" ao ex-presidente.

Leia mais:

Imagem de destaque
'Bluesky'

Lula adere a rede rival de Musk após movimento da esquerda contra X

Imagem de destaque
Briga de engravatados

Após ser chamado de ‘incompetente’ na ExpoLondrina, ministro de Lula reage

Imagem de destaque
Entenda

STF forma maioria para ampliar foro especial, mas Mendonça interrompe julgamento

Imagem de destaque

Presidente Lula sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos


No sábado (6), a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, publicou mensagem nas redes sociais ao lado do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

Publicidade


Responsáveis pelo perfil do ex-presidente Lula no Twitter também citaram as manifestações.


Atos pró-Lula estão previstos em diversas cidades brasileiras. Em Brasília, está marcado protesto contra a prisão do ex-presidente na região de Planaltina às 14h. No Rio de Janeiro, às 15h, na Orla de Copacabana. Em Porto Alegre, às 15h, no Memorial Prestes e em São Paulo, às 14h, na Praça do Ciclista. Também estão marcadas manifestações no exterior.


Ato contra Lula

A favor da prisão do ex-presidente, o movimento Vem Pra Rua também organiza protestos neste domingo em diversas cidades do País. Em São Paulo, uma manifestação irá ocorrer Às 14h na Avenida Paulista com a Rua Pamplona, perto de ato pró-Lula.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade