Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Situação financeira equilibrada

Municípios da região de Londrina têm contas equilibradas, diz presidente da Amepar

Douglas Kuspiosz - Especial para a Folha
10 jan 2024 às 09:10
- Arquivo/Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os municípios que compõem a Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema), apesar das dificuldades enfrentadas em 2023, devem iniciar este ano com uma situação financeira equilibrada. A avaliação é do presidente da entidade e prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC).


Em nível nacional, a FNP (Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos) estima que os municípios brasileiros podem ter chegado a um déficit primário de R$ 4,7 bilhões em 2023. A informação foi publicada pelo jornal O Globo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Utilizando dados declarados em relatórios oficiais (compilados pela STN) do 5º bimestre de 2023 e replicando (em 2023) o comportamento dos indicadores fiscais do 5º para o 6º bimestre de 2022, chega-se a um déficit primário de R$ 4,7 bilhões em 2023", diz a Frente, que destaca a complexidade de se fazer previsões de indicadores fiscais. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições

Google passará a vetar anúncio político em buscas e YouTube após regra eleitoral do TSE

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Uma bagunça

CPI das Apostas tem senador pedindo zagueiros, gol de Deyverson e mais


Na região de Londrina, Onofre afirma que, apesar de 2023 ter sido um ano difícil, não vê que os municípios da Amepar se encontrem no vermelho. 

Publicidade


“Existe uma dificuldade, isso sim. Mas não estão estourados, inadministráveis, isso não existe”, pontuando que, apesar de o governo federal ter “segurado” verbas ao longo do ano, houve uma compensação do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).


A CNM (Confederação Nacional de Municípios) aponta que o último repasse do FPM de 2023 teve aumento de 31,59% na comparação com a transferência equivalente de 2022, e que o primeiro repasse de 2024, que será pago nesta quarta-feira (10), teve elevação de 13,52% em relação ao primeiro decêndio de janeiro de 2023. Levando em conta a inflação, o crescimento é de 9,69%.

Publicidade


No estudo técnico divulgado em janeiro, a CNM lembra que 2024 será o primeiro ano com a aplicação do redutor financeiro para municípios do interior, “ferramenta criada pela LC 198/2023 para mitigar, em dez anos, a perda financeira dos municípios que tiverem redução financeira a partir dos dados populacionais do Censo Demográfico 2022”. 


MUDANÇA DE CENÁRIO


Onofre aponta que o cenário na metade de 2023 era “bem pior” do que agora. No Paraná, houve melhora no repasse do transporte escolar e o governo do Estado destinou recursos no fim do ano para a área da saúde, o que também beneficiou as contas municipais.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Municípios da região têm contas equilibradas, diz presidente da Amepar
Apesar do cenário de dificuldades, prefeituras não estão no vermelho
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade